Artigo Anais V CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA, O QUE PENSAM OS PROFESSORES? DIFERENTES PERSPECTIVAS PARA O CURRÍCULO DE HISTÓRIA DA EJA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO, HISTÓRIA Pôster (PO) Grupo de Trabalhos 11 - Didática e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores
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Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino voltada para todos os cidadãos que, por algum motivo, não tiveram acesso ou possibilidade de permanência e conclusão de seus estudos na idade própria. Os objetivos e as metodologias voltadas para a EJA foram modificados ao longo do tempo, dependendo das diferentes visões politicas dos governos e das conjunturas política, econômica e social. Alvo direto dessas modificações são os alunos desta modalidade de ensino e também os professores que atuam na mesma. Diante deste quadro, temos a seguinte pergunta: Quais as perspectivas sobre o ensino de História dos professores dessa disciplina que atuam na EJA? Nesse sentido, a proposta de pesquisa é comparar as diferentes visões sobre os objetivos e abordagens do ensino de História na EJA presentes no discurso de docentes dessa disciplina, nas escolas da 6ª Coordenadoria Regional de Educação da rede municipal do Rio de janeiro que oferecem a modalidade de EJA. Para tal, propõe-se compreender as representações sociais dos professores sobre o ensino de História na EJA, obtidos a partir da utilização de um questionário especificamente desenvolvido para esta finalidade. Ao final, pretende-se avaliar em que medida os discursos apresentam diferenças e similaridades, e como as diferentes perspectivas podem afetar a prática dos atores envolvidos. Usaremos para tal, as referências teóricas apontadas por Freire (1980, 1981), que busca encaminhar os professores para uma ação educativa no sentido da reflexão sobre o homem e seu meio de vida concreto, e as de Paiva e Sales (2013), que trazem para os educadores/pesquisadores em EJA a necessidade de nos adequarmos (ou de atentarmos em nossa prática para os interesses dos sujeitos da EJA) aos interesses dos sujeitos da EJA; assim como Di Piero, Joia e Ribeiro (2001), que problematizam a aplicação do cânone da escola regular na educação de jovens e adultos.

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