DIFERENÇAS RELIGIOSAS NO COTIDIANO ESCOLAR - 15 ANOS DA LEI 10.639/03 E 130 ANOS DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO.
"2018-07-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639 +table: "artigo" +timestamps: false +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #connection: "mysql" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #attributes: array:35 [ "id" => 42431 "edicao_id" => 90 "trabalho_id" => 156 "inscrito_id" => 879 "titulo" => "DIFERENÇAS RELIGIOSAS NO COTIDIANO ESCOLAR - 15 ANOS DA LEI 10.639/03 E 130 ANOS DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO." "resumo" => "Essa pesquisa, partindo das premissas dos estudos nos/dos/com os cotidianos, redes educativas e processos culturais, objetivou observar os desdobramentos do racismo religioso no ambiente escolar, a partir da aplicação da Lei 10639/03 – que prevê o ensino de história e cultura africana e afro brasileira nas escolas públicas e particulares, de ensino fundamental e médio – e tendo como contexto histórico os 130 anos da abolição da escravatura. De que maneira práticas pedagógicas balizadas pela lei supracitada podem erradicar o racismo religioso? Como os alunos se relacionam com o racismo e a intolerância religiosa dentrofora da escola e a partir de suas redes? Nossas análises partem de relatos e conteúdos compartilhados em redes sociais, como o Facebook, por alunos da rede pública do Rio de Janeiro, para tentar refletir sobre essas e outras questões. A interface do campo de pesquisa se dá através do diálogo com a tese de doutorado já concluída: #DIFERENÇA: pensando com imagens dentrofora da escola ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Grupo de Trabalhos 08 - Relações étnico-raciais e cotidiano escolar" "palavra_chave" => "RACISMO, CANDOMBLÉ, IMAGENS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV111_MD1_SA8_ID879_02052018014353.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:26" "updated_at" => "2020-06-09 18:16:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATO ALVES DE CARVALHO JUNIOR" "autor_nome_curto" => "RENATO CARVALHO" "autor_email" => "renatohistoriauff@gmail.c" "autor_ies" => "UERJ/PROPED" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-ceduce" "edicao_nome" => "Anais V CEDUCE" "edicao_evento" => "V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2018" "edicao_logo" => "5e4d828aa34e7_19022020154634.png" "edicao_capa" => "5f17352a0113a_21072020153418.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 25 "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE" "publicacao_codigo" => "2447-035X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 42431 "edicao_id" => 90 "trabalho_id" => 156 "inscrito_id" => 879 "titulo" => "DIFERENÇAS RELIGIOSAS NO COTIDIANO ESCOLAR - 15 ANOS DA LEI 10.639/03 E 130 ANOS DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO." "resumo" => "Essa pesquisa, partindo das premissas dos estudos nos/dos/com os cotidianos, redes educativas e processos culturais, objetivou observar os desdobramentos do racismo religioso no ambiente escolar, a partir da aplicação da Lei 10639/03 – que prevê o ensino de história e cultura africana e afro brasileira nas escolas públicas e particulares, de ensino fundamental e médio – e tendo como contexto histórico os 130 anos da abolição da escravatura. De que maneira práticas pedagógicas balizadas pela lei supracitada podem erradicar o racismo religioso? Como os alunos se relacionam com o racismo e a intolerância religiosa dentrofora da escola e a partir de suas redes? Nossas análises partem de relatos e conteúdos compartilhados em redes sociais, como o Facebook, por alunos da rede pública do Rio de Janeiro, para tentar refletir sobre essas e outras questões. A interface do campo de pesquisa se dá através do diálogo com a tese de doutorado já concluída: #DIFERENÇA: pensando com imagens dentrofora da escola ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Grupo de Trabalhos 08 - Relações étnico-raciais e cotidiano escolar" "palavra_chave" => "RACISMO, CANDOMBLÉ, IMAGENS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV111_MD1_SA8_ID879_02052018014353.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:26" "updated_at" => "2020-06-09 18:16:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATO ALVES DE CARVALHO JUNIOR" "autor_nome_curto" => "RENATO CARVALHO" "autor_email" => "renatohistoriauff@gmail.c" "autor_ies" => "UERJ/PROPED" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-ceduce" "edicao_nome" => "Anais V CEDUCE" "edicao_evento" => "V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2018" "edicao_logo" => "5e4d828aa34e7_19022020154634.png" "edicao_capa" => "5f17352a0113a_21072020153418.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 25 "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE" "publicacao_codigo" => "2447-035X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #classCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] #hidden: [] #visible: [] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }