Artigo Anais V CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

DIDÁTICA E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ASSOCIAÇÃO CARIOCA DE ASSISTÊNCIA A MUCOVISCIDOSE - ACAM RJ

Palavra-chaves: DIDÁTICA, INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA, FIBROSE CÍSTICA Pôster (PO) Grupo de Trabalhos 10 - Educação especial e inclusão
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Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Introdução: Atualmente, muito se tem discutido sobre a origem das dificuldades de aprendizagem, sendo que não se pode atribuir uma única causa que desencadeie essa dificuldade. E para os pacientes com Fibrose Cística (FC), acolhidos pela Associação Carioca de Assistência a Mucoviscidose (ACAMRJ) estas dificuldades de aprendizagem são vistas não como preguiça ou que não aprendem porque não querem, mas sim como uma capacitação e apoio psicoeducacional as pessoas que acolhes estes pacientes. Objetivo: O objetivo deste artigo é suscitar uma reflexão sobre a didática e a intervenção psicopedagógica entre família/escola e hospital aos pacientes com fibrose cística atendidos pela ACAMRJ frente à questão das internações recorrentes pela qual estes pacientes passam, e refletir sobre o papel da educação e da saúde num modelo onde a intervenção psicopedagógica vem como um campo de conhecimento em que a psicologia e a pedagogia interagem, com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Metodologia: Para tanto, foram realizadas visitas técnicas às escolas visando compreender a situação global da criança no meio escolar bem como instrumentalizar a equipe escolar com as informações necessárias sobre a FC e seus consequentes cuidados, emocionais e sociais. As visitas às escolas das crianças promoveram entrevistas e diálogos com toda a equipe escolar sendo possível observar e ouvir discursos dos profissionais envolvidos diretamente com a criança nos quais, os mesmos, consideravam-se “despreparados” e “mal informados” sobre a doença. Resultado: Este estudo ressalta a importância da parceria eficaz das equipes: hospitalar, escolar e famílias quanto à manutenção da escolaridade do paciente com FC. Ainda, para futuras ações, visa-se à sistematização da intervenção psicoeducativa.

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