Artigo Anais V CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

CINECLUBE, PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: PRÁTICAS CURRICULARES OUTRAS NO AMBIENTE DA EJA

Palavra-chaves: EJA, CINECLUBE, PIBID, CURRÍCULO, CURRÍCULO Comunicação Oral (CO) Grupo de Trabalhos 11 - Didática e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores
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Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

O presente trabalho visa apresentar as vivências de um cineclube voltado para estudantes da EJA de uma Escola Estadual de ensino médio, localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é propiciar discussões sobre o cotidiano escolar, ambiente social, político e econômico ao público da EJA, através de exibição de filmes seguido de debates, visando auxiliar na formação intelectual, crítico e pessoal dos/as estudantes. O Cine Clube trabalha na inclusão de um “debate outro” que parte das representações sociais construídas por nós, os/as bolsistas e ao mesmo tempo, pelos/as estudantes. Para desenvolver este estudo, adotamos a pesquisa etnográfica como metodologia, isto é, através da imersão no ambiente ao qual atuamos, fazemos nossas ações e intervenções. Esperamos que a experiência com a linguagem cinematográfica e os diversos temas discutidos e explorados, através da mesma, possam suscitar questões que possibilitem uma formação crítica e emancipatória dos sujeitos da EJA. Acreditamos que a criação de um espaço de diálogo entre a cultura cinéfila e a educação, suscitando práticas curriculares outras, seja uma importante ferramenta na construção da consciência crítica dos estudantes. Como educadores em formação, as vivências do cotidiano escolar são, para nós, de extrema importância. Podemos desta maneira, fazer uma 'ponte' entre a Universidade e a Escola, trazendo, através destas relações e diálogos entre ambas, práticas pedagógicas críticas. Procuramos, a partir disto, viabilizar um espaço de livre debate que valoriza a fala do estudante e a coloca como protagonista, primordial na construção e direcionamento das ações vivenciadas no projeto.

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