Artigo Anais V CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

CHEGUEI AO ENSINO MÉDIO, E AGORA QUAIS SÃO AS MINHAS EXPECTATIVAS DE FUTURO?

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO, JUVENTUDE, EXPECTATIVA DE FUTURO Comunicação Oral (CO) Grupo de Trabalhos 03 - Didática e Ensino Médio
"2018-07-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 42381
    "edicao_id" => 90
    "trabalho_id" => 590
    "inscrito_id" => 1150
    "titulo" => "CHEGUEI AO ENSINO MÉDIO, E AGORA QUAIS SÃO AS MINHAS EXPECTATIVAS DE FUTURO?"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo de analisar as expectativas de futuro dos estudantes de duas escolas estaduais, uma localizada no Rio de Janeiro e a outra na Bahia. O acesso ao ensino médio está garantido por lei, mas ainda enfrenta problemas de distribuição de vagas e, principalmente, de permanência dos estudantes. Em contrapartida, os jovens matriculados no ensino médio elaboram projetos futuros e criam ações e estratégias para concretizá-los. As pesquisas foram realizadas por meio de grupo focal, observações etnográficas, questionários fechados e abertos. Os resultados apontados indicam que, na visão dos jovens, a inserção no mercado de trabalho torna-se um meio para a realização dos projetos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Grupo de Trabalhos 03 - Didática e Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, JUVENTUDE, EXPECTATIVA DE FUTURO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV111_MD1_SA3_ID1150_02062018191300.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:16:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARLIES DA COSTA BENGIO"
    "autor_nome_curto" => "MARLIES"
    "autor_email" => "marliesdacosta@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais V CEDUCE"
    "edicao_evento" => "V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d828aa34e7_19022020154634.png"
    "edicao_capa" => "5f17352a0113a_21072020153418.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 42381
    "edicao_id" => 90
    "trabalho_id" => 590
    "inscrito_id" => 1150
    "titulo" => "CHEGUEI AO ENSINO MÉDIO, E AGORA QUAIS SÃO AS MINHAS EXPECTATIVAS DE FUTURO?"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo de analisar as expectativas de futuro dos estudantes de duas escolas estaduais, uma localizada no Rio de Janeiro e a outra na Bahia. O acesso ao ensino médio está garantido por lei, mas ainda enfrenta problemas de distribuição de vagas e, principalmente, de permanência dos estudantes. Em contrapartida, os jovens matriculados no ensino médio elaboram projetos futuros e criam ações e estratégias para concretizá-los. As pesquisas foram realizadas por meio de grupo focal, observações etnográficas, questionários fechados e abertos. Os resultados apontados indicam que, na visão dos jovens, a inserção no mercado de trabalho torna-se um meio para a realização dos projetos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Grupo de Trabalhos 03 - Didática e Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, JUVENTUDE, EXPECTATIVA DE FUTURO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV111_MD1_SA3_ID1150_02062018191300.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:16:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARLIES DA COSTA BENGIO"
    "autor_nome_curto" => "MARLIES"
    "autor_email" => "marliesdacosta@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais V CEDUCE"
    "edicao_evento" => "V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d828aa34e7_19022020154634.png"
    "edicao_capa" => "5f17352a0113a_21072020153418.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Este trabalho tem como objetivo de analisar as expectativas de futuro dos estudantes de duas escolas estaduais, uma localizada no Rio de Janeiro e a outra na Bahia. O acesso ao ensino médio está garantido por lei, mas ainda enfrenta problemas de distribuição de vagas e, principalmente, de permanência dos estudantes. Em contrapartida, os jovens matriculados no ensino médio elaboram projetos futuros e criam ações e estratégias para concretizá-los. As pesquisas foram realizadas por meio de grupo focal, observações etnográficas, questionários fechados e abertos. Os resultados apontados indicam que, na visão dos jovens, a inserção no mercado de trabalho torna-se um meio para a realização dos projetos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.