Artigo Anais V CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO APOIO À DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA E MATEMÁTICADO IFRJ/CAMPUS VOLTA REDONDA

Palavra-chaves: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, BLENDED LEARNING, EDUCAÇÃO MISTA, EDUCAÇÃO MISTA Comunicação Oral (CO) Grupo de Trabalhos 06 - Tecnologias e Educação
"2018-07-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 42334
    "edicao_id" => 90
    "trabalho_id" => 488
    "inscrito_id" => 631
    "titulo" => "AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO APOIO À DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA E MATEMÁTICADO IFRJ/CAMPUS VOLTA REDONDA"
    "resumo" => "Nos cursos de licenciaturas comumente as disciplinas são ofertadas na modalidade presencial e nos cursos a distância as disciplinas são ofertadas na modalidade online. As duas modalidades ocorrem de formas distintas, no entanto, por que não usufruir de ferramentas de cursos online para a aprendizagem presencial? Esse é um dos questionamentos que gerou a utilização do que vem sendo chamado de blended learning na disciplina Estágio Curricular Supervisionado II (ECS II). Nesse contexto, este trabalho apresenta a experiência com o uso do ambiente virtual de ensino e aprendizagem Moodle como apoio à disciplina de Estágio Curricular Supervisionado para os cursos de licenciatura em Física e Matemática do IFRJ campus Volta Redonda. O objetivo do estudo é analisar as impressões dos alunos em relação ao primeiro contato com uma disciplina mista (presencial e online), verificando quais os pontos são levantados como vantagens e limitações por estes. Para isso, foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas aos 27 estudantes matriculados em ECS II, dos quais 16 deram retorno. Por meio das respostas recebidas foi possível perceber que o formato em que a disciplina tem sido desenvolvida está agregando conhecimentos importantes para a formação dos alunos. Os resultados apontam também que foram percebidos como limitações da integração do Moodle na disciplina ECS II os problemas com a internet e a dificuldade de encontrar as informações na plataforma. No entanto, as vantagens prevaleceram, destacando-se a praticidade na execução das tarefas, facilidade na comunicação, potencialidades da interação em chats e fóruns, entre outros. Espera-se que esta iniciativa promova reflexões com intuito de possibilitar o estudo da modalidade de educação mista nos cursos de Licenciaturas e o contato dos estudantes com as tecnologias, ainda insuficientes em nossa instituição."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Grupo de Trabalhos 06 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, BLENDED LEARNING, EDUCAÇÃO MISTA, EDUCAÇÃO MISTA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV111_MD1_SA6_ID631_30052018135455.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:16:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLAUCE CORTEZ PINHEIRO SARMENTO"
    "autor_nome_curto" => "GLAUCE"
    "autor_email" => "glaucecortezpinheiro@gmai"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais V CEDUCE"
    "edicao_evento" => "V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d828aa34e7_19022020154634.png"
    "edicao_capa" => "5f17352a0113a_21072020153418.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 42334
    "edicao_id" => 90
    "trabalho_id" => 488
    "inscrito_id" => 631
    "titulo" => "AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO APOIO À DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA E MATEMÁTICADO IFRJ/CAMPUS VOLTA REDONDA"
    "resumo" => "Nos cursos de licenciaturas comumente as disciplinas são ofertadas na modalidade presencial e nos cursos a distância as disciplinas são ofertadas na modalidade online. As duas modalidades ocorrem de formas distintas, no entanto, por que não usufruir de ferramentas de cursos online para a aprendizagem presencial? Esse é um dos questionamentos que gerou a utilização do que vem sendo chamado de blended learning na disciplina Estágio Curricular Supervisionado II (ECS II). Nesse contexto, este trabalho apresenta a experiência com o uso do ambiente virtual de ensino e aprendizagem Moodle como apoio à disciplina de Estágio Curricular Supervisionado para os cursos de licenciatura em Física e Matemática do IFRJ campus Volta Redonda. O objetivo do estudo é analisar as impressões dos alunos em relação ao primeiro contato com uma disciplina mista (presencial e online), verificando quais os pontos são levantados como vantagens e limitações por estes. Para isso, foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas aos 27 estudantes matriculados em ECS II, dos quais 16 deram retorno. Por meio das respostas recebidas foi possível perceber que o formato em que a disciplina tem sido desenvolvida está agregando conhecimentos importantes para a formação dos alunos. Os resultados apontam também que foram percebidos como limitações da integração do Moodle na disciplina ECS II os problemas com a internet e a dificuldade de encontrar as informações na plataforma. No entanto, as vantagens prevaleceram, destacando-se a praticidade na execução das tarefas, facilidade na comunicação, potencialidades da interação em chats e fóruns, entre outros. Espera-se que esta iniciativa promova reflexões com intuito de possibilitar o estudo da modalidade de educação mista nos cursos de Licenciaturas e o contato dos estudantes com as tecnologias, ainda insuficientes em nossa instituição."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Grupo de Trabalhos 06 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, BLENDED LEARNING, EDUCAÇÃO MISTA, EDUCAÇÃO MISTA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV111_MD1_SA6_ID631_30052018135455.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:16:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLAUCE CORTEZ PINHEIRO SARMENTO"
    "autor_nome_curto" => "GLAUCE"
    "autor_email" => "glaucecortezpinheiro@gmai"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais V CEDUCE"
    "edicao_evento" => "V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d828aa34e7_19022020154634.png"
    "edicao_capa" => "5f17352a0113a_21072020153418.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Nos cursos de licenciaturas comumente as disciplinas são ofertadas na modalidade presencial e nos cursos a distância as disciplinas são ofertadas na modalidade online. As duas modalidades ocorrem de formas distintas, no entanto, por que não usufruir de ferramentas de cursos online para a aprendizagem presencial? Esse é um dos questionamentos que gerou a utilização do que vem sendo chamado de blended learning na disciplina Estágio Curricular Supervisionado II (ECS II). Nesse contexto, este trabalho apresenta a experiência com o uso do ambiente virtual de ensino e aprendizagem Moodle como apoio à disciplina de Estágio Curricular Supervisionado para os cursos de licenciatura em Física e Matemática do IFRJ campus Volta Redonda. O objetivo do estudo é analisar as impressões dos alunos em relação ao primeiro contato com uma disciplina mista (presencial e online), verificando quais os pontos são levantados como vantagens e limitações por estes. Para isso, foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas aos 27 estudantes matriculados em ECS II, dos quais 16 deram retorno. Por meio das respostas recebidas foi possível perceber que o formato em que a disciplina tem sido desenvolvida está agregando conhecimentos importantes para a formação dos alunos. Os resultados apontam também que foram percebidos como limitações da integração do Moodle na disciplina ECS II os problemas com a internet e a dificuldade de encontrar as informações na plataforma. No entanto, as vantagens prevaleceram, destacando-se a praticidade na execução das tarefas, facilidade na comunicação, potencialidades da interação em chats e fóruns, entre outros. Espera-se que esta iniciativa promova reflexões com intuito de possibilitar o estudo da modalidade de educação mista nos cursos de Licenciaturas e o contato dos estudantes com as tecnologias, ainda insuficientes em nossa instituição.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.