Artigo Anais V CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

A LINGUAGEM COM AS CRIANÇAS NA ALFABETIZAÇÃO: ENTRE O PROPOSTO E O REAL

Palavra-chaves: LINGUAGEM, ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA Comunicação Oral (CO) Grupo de Trabalhos 01 - Linguagem, Alfabetização e Letramento
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Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Investigar o que é proposto nos documentos norteadores oficiais como atividade com a linguagem para as classes de primeiro ano na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e o que está efetivamente sendo realizado pelos professores em sala de aula, objetivou a escrita desse trabalho. No contexto atual, é perceptível nas salas de aula das classes populares, a deficiência com relação ao aprendizado de leitura, escrita e interpretação de textos. Autores como Ferreiro (2009) afirmam a importância da escola de apresentar para as crianças situações em que a leitura esteja presente em seu cotidiano. Com Bakhtin (2003) percebemos importantes contribuições sobre a linguagem enquanto processo enunciativo-discursivo. Essas contribuições linguísticas destinadas à alfabetização deslocam as atenções da linguagem de aspectos puramente formais para aspectos enunciativo-discursivos. Nessa perspectiva, o sujeito passa a ser visto como autor do processo de interação. Relacionando a teoria à empiria, a escrita desse trabalho foi pautada em uma pesquisa de campo com professores da rede pública intentando descobrir como cada professor narra suas atividades cotidianas e, partindo dessas narrativas, desenvolver uma reflexão com e sobre essas enunciações às questões relativas ao ensino da língua materna nas classes de alfabetização. Nesta pesquisa, também foi investigado o porquê dos professores utilizarem ou não os materiais didáticos produzidos em massa e distribuídos para todos os alunos. O levantamento das informações para o desenvolvimento dessa pesquisa foi realizado partindo de um questionário composto por perguntas que evidenciassem a forma como os professores explicitavam suas práticas cotidianas em sala de aula.

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