Artigo Anais V CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

A FORMAÇÃO CONTINUADA E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO BÁSICA, PRÁTICA DOCENTE Comunicação Oral (CO) Grupo de Trabalhos 09 - Instituições, processos educativos e políticas públicas
"2018-07-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 42277
    "edicao_id" => 90
    "trabalho_id" => 223
    "inscrito_id" => 1119
    "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Nos últimos anos, é cada vez mais crescente a preocupação com a melhoria da qualidade da educação no país, principalmente na escola pública. Para responder a esse desafio, é prioritário e urgente que a escola promova mudanças na sua estrutura, organização e, principalmente, nas práticas pedagógicas que desenvolve. Formação Continuada de professores constitui-se, portanto, tema de importância para os estudos e pesquisas ao promover as condições para que a escola cumpra efetivamente sua função de ensinar e formar cidadãos, que sejam ativos na construção de uma sociedade caracterizada por equidade e justiça. Assim, essa pesquisa de cunho bibliográfica tem por objetivo refletir sobre os desafios colocados no atual contexto educacional, resgatando as concepções e tendências da formação continuada como parte integrante do trabalho docente e para a necessidade de novos estudos que ultrapassam a dicotomia entre teoria e prática. O presente estudo de caráter documental e bibliográfico formaliza a trajetória e a problemática da formação continuada de docentes da Educação Básica e Profissional diante dos desafios decorrentes, tanto do sistema educacional como das novas exigências do mundo do trabalho na sociedade contemporânea. Este estudo tem como finalidade a reflexão crítica sobre a prática educacional e o aperfeiçoamento técnico, pedagógico, ético e político do profissional docente, pontuando a formação continuada como um desafio, suscitando vários questionamentos sobre a formação inicial e continuada, buscando-se repensá-la, deslocando-se o lócus da formação continuada da Universidade para a própria escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Grupo de Trabalhos 09 - Instituições, processos educativos e políticas públicas"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO BÁSICA, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV111_MD1_SA9_ID1119_04052018225126.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:16:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STELLA ALVES ROCHA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "STELLA ROCHA"
    "autor_email" => "stella@castelobranco.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais V CEDUCE"
    "edicao_evento" => "V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d828aa34e7_19022020154634.png"
    "edicao_capa" => "5f17352a0113a_21072020153418.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 42277
    "edicao_id" => 90
    "trabalho_id" => 223
    "inscrito_id" => 1119
    "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Nos últimos anos, é cada vez mais crescente a preocupação com a melhoria da qualidade da educação no país, principalmente na escola pública. Para responder a esse desafio, é prioritário e urgente que a escola promova mudanças na sua estrutura, organização e, principalmente, nas práticas pedagógicas que desenvolve. Formação Continuada de professores constitui-se, portanto, tema de importância para os estudos e pesquisas ao promover as condições para que a escola cumpra efetivamente sua função de ensinar e formar cidadãos, que sejam ativos na construção de uma sociedade caracterizada por equidade e justiça. Assim, essa pesquisa de cunho bibliográfica tem por objetivo refletir sobre os desafios colocados no atual contexto educacional, resgatando as concepções e tendências da formação continuada como parte integrante do trabalho docente e para a necessidade de novos estudos que ultrapassam a dicotomia entre teoria e prática. O presente estudo de caráter documental e bibliográfico formaliza a trajetória e a problemática da formação continuada de docentes da Educação Básica e Profissional diante dos desafios decorrentes, tanto do sistema educacional como das novas exigências do mundo do trabalho na sociedade contemporânea. Este estudo tem como finalidade a reflexão crítica sobre a prática educacional e o aperfeiçoamento técnico, pedagógico, ético e político do profissional docente, pontuando a formação continuada como um desafio, suscitando vários questionamentos sobre a formação inicial e continuada, buscando-se repensá-la, deslocando-se o lócus da formação continuada da Universidade para a própria escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Grupo de Trabalhos 09 - Instituições, processos educativos e políticas públicas"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO BÁSICA, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV111_MD1_SA9_ID1119_04052018225126.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:16:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STELLA ALVES ROCHA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "STELLA ROCHA"
    "autor_email" => "stella@castelobranco.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais V CEDUCE"
    "edicao_evento" => "V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d828aa34e7_19022020154634.png"
    "edicao_capa" => "5f17352a0113a_21072020153418.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Nos últimos anos, é cada vez mais crescente a preocupação com a melhoria da qualidade da educação no país, principalmente na escola pública. Para responder a esse desafio, é prioritário e urgente que a escola promova mudanças na sua estrutura, organização e, principalmente, nas práticas pedagógicas que desenvolve. Formação Continuada de professores constitui-se, portanto, tema de importância para os estudos e pesquisas ao promover as condições para que a escola cumpra efetivamente sua função de ensinar e formar cidadãos, que sejam ativos na construção de uma sociedade caracterizada por equidade e justiça. Assim, essa pesquisa de cunho bibliográfica tem por objetivo refletir sobre os desafios colocados no atual contexto educacional, resgatando as concepções e tendências da formação continuada como parte integrante do trabalho docente e para a necessidade de novos estudos que ultrapassam a dicotomia entre teoria e prática. O presente estudo de caráter documental e bibliográfico formaliza a trajetória e a problemática da formação continuada de docentes da Educação Básica e Profissional diante dos desafios decorrentes, tanto do sistema educacional como das novas exigências do mundo do trabalho na sociedade contemporânea. Este estudo tem como finalidade a reflexão crítica sobre a prática educacional e o aperfeiçoamento técnico, pedagógico, ético e político do profissional docente, pontuando a formação continuada como um desafio, suscitando vários questionamentos sobre a formação inicial e continuada, buscando-se repensá-la, deslocando-se o lócus da formação continuada da Universidade para a própria escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.