Artigo Anais V CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

A AUTORIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Palavra-chaves: AUTORIDADE, PROFESSOR, ENSINO MÉDIO, HANNAH ARENDT Comunicação Oral (CO) Grupo de Trabalhos 03 - Didática e Ensino Médio
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Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Este artigo é fruto da minha inserção enquanto bolsista de iniciação científica em pesquisas no âmbito do Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Cultura (GECEC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação de uma universidade do Rio de Janeiro, sob a orientação do professor Marcelo Andrade e a coorientação da professora Pâmela Esteves. A pesquisa foi desenvolvida junto a uma escola estadual de Ensino Médio, localizada na cidade do Rio de Janeiro. Assim, com base no tratamento dos dados coletados através de entrevistas realizadas com 10 (dez) professores/as de Ensino Médio, passei a dedicar os meus estudos sobre a temática autoridade docente. A partir do roteiro de entrevistas elaborado e aplicado no projeto de pesquisa intitulado “Hannah Arendt e a educação: educar para o pensamento e contra a barbárie”, optei em analisar o tema da autoridade, uma vez que situações relacionadas à esta temática foram recorrentes entre as narrativas dos/as professores/as entrevistados/as e também se fez presente durante uma experiência de estágio supervisionado na disciplina de Práticas de Ensino em Matérias Pedagógicas, tornando-se assim, um campo de interesse/investigação. Dessa forma, este artigo tem como objetivo mais amplo contribuir para o projeto de pesquisa institucional do GECEC − “Hannah Arendt e a educação: educar para o pensamento e contra a barbárie”, compreendendo, a partir do discurso dos/as professores/as, como a autoridade se faz presente em suas práticas.

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