Artigo Anais V CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

A AUTOEFICÁCIA DOCENTE NO PROJETO CLASSES DE ADEQUAÇÃO IDADE/SÉRIE DO CAMPUS ENGENHO NOVO II DO COLÉGIO PEDRO II

Palavra-chaves: CAIS, PESQUISA-AÇÃO, CRENÇAS, AUTOEFICÁCIA, AUTOEFICÁCIA Pôster (PO) Grupo de Trabalhos 04 - Ensino Fundamental: práticas e teorias na escola
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Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Observou-se, no Colégio Pedro II (CPII), um número expressivo de estudantes que apresentam distorção idade/série acima do já definido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). O projeto Classes de Adequação Idade-Série (CAIS) foi implantado no Campus Engenho Novo II (CENII) do CPII no ano de 2018, a fim de enfrentar o fracasso/exclusão escolar e recuperar a trajetória dos estudantes em situação de distorção idade/série. O presente trabalho pretende analisar como as crenças de autoeficácia docente podem contribuir para a implementação de práticas pedagógicas inovadoras que potencializem habilidades e competências cognitivas, sociais e intelectuais dos alunos que fazem parte deste projeto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa caracterizada como uma pesquisa-ação, na qual quatro professores do projeto CAIS 1 estão implicados. Ao longo do ano letivo, serão realizadas rodas de conversa entre tais professores. O conteúdo dessas rodas de conversa constituirá o corpus de análise da pesquisa que será feita a partir da aplicação da técnica de análise de conteúdo a fim de compreender como se constituem as crenças de autoeficácia dos professores envolvidos. Acreditamos que o desenvolvimento das crenças de autoeficácia docente se torna relevante para a promoção das crenças de autoeficácia de seus alunos, colaborando assim para a diminuição do fracasso escolar. Esta pesquisa ainda em desenvolvimento, busca compreender, a partir de trocas dialógicas, como um grupo de professores que atuam no CAIS do CPII percebem sua autoeficácia em relação ao projeto, e, de que forma, essa compreensão afeta no seu desenvolvimento profissional.

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