Artigo Anais V CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

A AFRICA NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: ANALISE DA ILUSTRAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA SOBRE O PAPEL DOS POVOS AFRICANOS NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA

Palavra-chaves: CULTURA, SOCIEDADE, RACISMO, LIVRO DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) Grupo de Trabalhos 08 - Relações étnico-raciais e cotidiano escolar
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Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

A partir do estabelecimento da Lei 10.639/2003 de 09 de janeiro de 2003 e considerando sua importância no tocante à valorização da cultura dos povos africanos para a formação da sociedade brasileira, buscamos destacar neste estudo a relevância do livro didático de Geografia como um instrumento capaz de alavancar uma melhor compreensão sobre a negação desta cultura por parte da maioria das obras que tratam do tema posto, de alguma forma e de maneira subliminar, parecem ignorar este elemento perpetuando, intencionalmente ou não, a consolidação de pensamentos racistas entre os jovens escolares sem lhes oferecer condições para a formulação de pensamento crítico sobre o assunto. Assim após uma breve análise da legislação pertinente e de livros didáticos da área, será demonstrado através de gráficos a impropriedade dos conteúdos mantidos na atualidade em função de se valer de fato o que propõe a Lei 10.639/2003, reforçando a urgente necessidade de readequação dos mesmos aos tempos e conteúdos contemporâneos e evidenciados na sociedade atual. Por fim, de acordo com o livro didático escolhido para dar sustentação a este trabalho e considerando os critérios estabelecidos para o mesmo, evidenciamos a importância do continente africano – valores e costumes de seus povos – para a formação de alunos diante da urgente necessidade de revisão das publicações escolares para a área de Geografia de forma a possibilitar nos educandos uma maior consciência da realidade em que está inserido, fomentando lhes compromissos sólidos e críticos para a construção de uma educação étnico-racial permanente.

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