A utilização de drogas na adolescência, torna-se cada dia mais comum, portanto, há grande necessidade do estabelecimento de alternativas de intervenção nos mais diversos âmbitos da vida destes indivíduos, para promoção da saúde e do bem estar destes jovens. O projeto de extensão “Adolescendo sem álcool, crack ou outras drogas” propõe intervenções em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Campina Grande-PB, utilizando Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem para a abordagem da temática. Este artigo visa relatar a experiência da utilização do vídeo como instrumento educativo para o processo de ensino-aprendizagem, se configurando como uma ferramenta que tem se mostrado atrativa e efetiva em sala de aula. Pôde-se verificar que o vídeo foi o disparador da problematização e auxiliou no desenvolvimento da criticidade dos estudantes, que debateram amplamente sobre o tema. Verificou-se, também, a efetividade no que diz respeito a aprendizagem, já que os adolescentes demonstraram a compreensão sobre os aspectos gerais do vídeo. O emprego dessa ferramenta cumpriu as necessidades do projeto, por meio da associação dos temas apresentados, se tornando uma grande aliada a essa ação extensionista.