Artigo Anais III CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O VÍDEO COMO INSTRUMENTO EDUCATIVO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO PROJETO ADOLESCENDO SEM ÁLCOOL, CRACK OU OUTRAS DROGAS.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EM SAÚDE, DROGAS ILÍCITAS, ADOLESCENTE Pôster (PO) AT-07: Saúde Coletiva
"2018-06-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 41226
    "edicao_id" => 88
    "trabalho_id" => 601
    "inscrito_id" => 2127
    "titulo" => "O VÍDEO COMO INSTRUMENTO EDUCATIVO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO PROJETO ADOLESCENDO SEM ÁLCOOL, CRACK OU OUTRAS DROGAS."
    "resumo" => "A utilização de drogas na adolescência, torna-se cada dia mais comum, portanto, há grande necessidade do estabelecimento de alternativas de intervenção nos mais diversos âmbitos da vida destes indivíduos, para promoção da saúde e do bem estar destes jovens. O projeto de extensão “Adolescendo sem álcool, crack ou outras drogas” propõe intervenções em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Campina Grande-PB, utilizando Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem para a abordagem da temática. Este artigo visa relatar a experiência da utilização do vídeo como instrumento educativo para o processo de ensino-aprendizagem, se configurando como uma ferramenta que tem se mostrado atrativa e efetiva em sala de aula. Pôde-se verificar que o vídeo foi o disparador da problematização e auxiliou no desenvolvimento da criticidade dos estudantes, que debateram amplamente sobre o tema. Verificou-se, também, a efetividade no que diz respeito a aprendizagem, já que os adolescentes demonstraram a compreensão sobre os aspectos gerais do vídeo. O emprego dessa ferramenta cumpriu as necessidades do projeto, por meio da associação dos temas apresentados, se tornando uma grande aliada a essa ação extensionista."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT-07: Saúde Coletiva"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE, DROGAS ILÍCITAS, ADOLESCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV108_MD4_SA7_ID2127_21052018152213.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:25"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:35:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLARA DA COSTA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA CLARA RIBEIRO"
    "autor_email" => "claracosrib@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais III CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a0164e65af_16022020235844.png"
    "edicao_capa" => "5f1844cf3c5b5_22072020105319.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 41226
    "edicao_id" => 88
    "trabalho_id" => 601
    "inscrito_id" => 2127
    "titulo" => "O VÍDEO COMO INSTRUMENTO EDUCATIVO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO PROJETO ADOLESCENDO SEM ÁLCOOL, CRACK OU OUTRAS DROGAS."
    "resumo" => "A utilização de drogas na adolescência, torna-se cada dia mais comum, portanto, há grande necessidade do estabelecimento de alternativas de intervenção nos mais diversos âmbitos da vida destes indivíduos, para promoção da saúde e do bem estar destes jovens. O projeto de extensão “Adolescendo sem álcool, crack ou outras drogas” propõe intervenções em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Campina Grande-PB, utilizando Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem para a abordagem da temática. Este artigo visa relatar a experiência da utilização do vídeo como instrumento educativo para o processo de ensino-aprendizagem, se configurando como uma ferramenta que tem se mostrado atrativa e efetiva em sala de aula. Pôde-se verificar que o vídeo foi o disparador da problematização e auxiliou no desenvolvimento da criticidade dos estudantes, que debateram amplamente sobre o tema. Verificou-se, também, a efetividade no que diz respeito a aprendizagem, já que os adolescentes demonstraram a compreensão sobre os aspectos gerais do vídeo. O emprego dessa ferramenta cumpriu as necessidades do projeto, por meio da associação dos temas apresentados, se tornando uma grande aliada a essa ação extensionista."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT-07: Saúde Coletiva"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE, DROGAS ILÍCITAS, ADOLESCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV108_MD4_SA7_ID2127_21052018152213.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:25"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:35:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLARA DA COSTA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA CLARA RIBEIRO"
    "autor_email" => "claracosrib@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais III CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a0164e65af_16022020235844.png"
    "edicao_capa" => "5f1844cf3c5b5_22072020105319.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 13 de junho de 2018

Resumo

A utilização de drogas na adolescência, torna-se cada dia mais comum, portanto, há grande necessidade do estabelecimento de alternativas de intervenção nos mais diversos âmbitos da vida destes indivíduos, para promoção da saúde e do bem estar destes jovens. O projeto de extensão “Adolescendo sem álcool, crack ou outras drogas” propõe intervenções em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Campina Grande-PB, utilizando Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem para a abordagem da temática. Este artigo visa relatar a experiência da utilização do vídeo como instrumento educativo para o processo de ensino-aprendizagem, se configurando como uma ferramenta que tem se mostrado atrativa e efetiva em sala de aula. Pôde-se verificar que o vídeo foi o disparador da problematização e auxiliou no desenvolvimento da criticidade dos estudantes, que debateram amplamente sobre o tema. Verificou-se, também, a efetividade no que diz respeito a aprendizagem, já que os adolescentes demonstraram a compreensão sobre os aspectos gerais do vídeo. O emprego dessa ferramenta cumpriu as necessidades do projeto, por meio da associação dos temas apresentados, se tornando uma grande aliada a essa ação extensionista.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.