PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCC
0 of 0"2013-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 4055 "edicao_id" => 13 "trabalho_id" => 136 "inscrito_id" => 35 "titulo" => "PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCC" "resumo" => "Diariamente vemos em jornais, revistas e outros meios de comunicação os diversos problemas enfrentados pelas as áreas de conhecimento que compõem o corpo educacional do nosso país. A matemática como é uma das disciplinas que apresenta um dos maiores índices de reprovação e insatisfação por parte dos que a estudam, há algum tempo vem sendo alvo de constantes reformas curriculares, que objetivam propor métodos alternativos de ensino que torne o processo de ensino-aprendizagem mais satisfatório. Dentre estas propostas está à utilização em sala de aula de “Materiais Didáticos Manipuláveis”, que segundo Passos (2006, p.78), “materiais devem servir como mediadores para facilitar a relação professor/aluno/conhecimento no momento em que um saber está sendo construído”.Consoante com Passos (2006, p.78), Fiorentini e Miorim (1990) afirma que “o material didático é de fundamental importância para que ocorra uma aprendizagem significativa, visto que o aluno tem o direito de aprender de modo que saiba o que e por que está fazendo”. É nesse contexto em que o PIBID/Matemática do Campus de Campina Grande da UFCG está inserido, atuando com uma metodologia diferenciada, no ensino de Matemática, desenvolvendo ações que propõe a construção e manuseio de materiais manipuláveis como: jogos, sólidos geométricos, geoplanos, geoespaços entre outros, visando motivar os alunos das escolas parceiras a estudarem a matemática através de atividades lúdicas e fazer com que os futuros professores despertem para a importância destes materiais. ◀Diariamente vemos em jornais, revistas e outros meios de comunicação os diversos problemas enfrentados pelas as áreas de conhecimento que c ▶" "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_35_2a3c2f9a243148cef9e0a2ffcbe5bcaa.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DHIEGO VIEIRA DO AMARAL" "autor_nome_curto" => "DHIEGO AMARAL" "autor_email" => "dhiegoamaral15@hotmail.co" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-enid-ufcg" "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG" "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013" "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png" "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 11 "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG" "publicacao_codigo" => "2318-3667" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 4055 "edicao_id" => 13 "trabalho_id" => 136 "inscrito_id" => 35 "titulo" => "PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO DO PIBID/MATEMÁTICA/CCT/UFCC" "resumo" => "Diariamente vemos em jornais, revistas e outros meios de comunicação os diversos problemas enfrentados pelas as áreas de conhecimento que compõem o corpo educacional do nosso país. A matemática como é uma das disciplinas que apresenta um dos maiores índices de reprovação e insatisfação por parte dos que a estudam, há algum tempo vem sendo alvo de constantes reformas curriculares, que objetivam propor métodos alternativos de ensino que torne o processo de ensino-aprendizagem mais satisfatório. Dentre estas propostas está à utilização em sala de aula de “Materiais Didáticos Manipuláveis”, que segundo Passos (2006, p.78), “materiais devem servir como mediadores para facilitar a relação professor/aluno/conhecimento no momento em que um saber está sendo construído”.Consoante com Passos (2006, p.78), Fiorentini e Miorim (1990) afirma que “o material didático é de fundamental importância para que ocorra uma aprendizagem significativa, visto que o aluno tem o direito de aprender de modo que saiba o que e por que está fazendo”. É nesse contexto em que o PIBID/Matemática do Campus de Campina Grande da UFCG está inserido, atuando com uma metodologia diferenciada, no ensino de Matemática, desenvolvendo ações que propõe a construção e manuseio de materiais manipuláveis como: jogos, sólidos geométricos, geoplanos, geoespaços entre outros, visando motivar os alunos das escolas parceiras a estudarem a matemática através de atividades lúdicas e fazer com que os futuros professores despertem para a importância destes materiais. ◀Diariamente vemos em jornais, revistas e outros meios de comunicação os diversos problemas enfrentados pelas as áreas de conhecimento que c ▶" "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_35_2a3c2f9a243148cef9e0a2ffcbe5bcaa.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DHIEGO VIEIRA DO AMARAL" "autor_nome_curto" => "DHIEGO AMARAL" "autor_email" => "dhiegoamaral15@hotmail.co" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-enid-ufcg" "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG" "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013" "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png" "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 11 "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG" "publicacao_codigo" => "2318-3667" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }