FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: O PERFIL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE LAGOA DE DENTRO - PB
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37046 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 413 "inscrito_id" => 3380 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: O PERFIL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE LAGOA DE DENTRO - PB" "resumo" => "Neste trabalho apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática – PPGECEM – da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB – do tipo estudo de caso, que tem como objetivo geral investigar as implicações do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC – para a formação continuada dos professores, na área de Matemática, que atuam nas turmas que correspondem ao Ciclo de Alfabetização da rede pública municipal de ensino da Cidade de Lagoa de Dentro- PB. No entanto, para que possamos investigar tais implicações e por ser necessário que os dados de uma pesquisa dessa natureza estejam claramente representados e seu relatório descreva de forma detalhada e objetiva o caso estudado, conforme Chizzotti (2006, p. 140), partimos desse pressuposto que nos faz entender que é fundamental conhecer o perfil dos sujeitos deste estudo. Assim, para que pudéssemos alcançar esse objetivo consideramos aspectos pessoais e profissionais, bem como a participação deles em programas de formação continuada para docentes, em cumprimento das políticas de governos que tem sido implementadas deste o início do século. Assim, pretendemos conhecer também quais as concepções que estes docentes possuem sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na área de Matemática, que o caracteriza como inovador em relação a outros programas de formação que foram implementados e que eles já participaram. Aproveitamos também para dialogar com alguns autores que discorrem sobre a formação inicial dos professores alfabetizadores e que apontam a formação continuada desses profissionais para que seja garantido o sucesso escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LETRAMENTO MATEMÁTICO, PNAIC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID3380_15082017123954.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO GUIMARÃES DE ASSIS" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO GUIMARÃES" "autor_email" => "franciscoguimaraespb@gmai" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37046 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 413 "inscrito_id" => 3380 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: O PERFIL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE LAGOA DE DENTRO - PB" "resumo" => "Neste trabalho apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática – PPGECEM – da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB – do tipo estudo de caso, que tem como objetivo geral investigar as implicações do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC – para a formação continuada dos professores, na área de Matemática, que atuam nas turmas que correspondem ao Ciclo de Alfabetização da rede pública municipal de ensino da Cidade de Lagoa de Dentro- PB. No entanto, para que possamos investigar tais implicações e por ser necessário que os dados de uma pesquisa dessa natureza estejam claramente representados e seu relatório descreva de forma detalhada e objetiva o caso estudado, conforme Chizzotti (2006, p. 140), partimos desse pressuposto que nos faz entender que é fundamental conhecer o perfil dos sujeitos deste estudo. Assim, para que pudéssemos alcançar esse objetivo consideramos aspectos pessoais e profissionais, bem como a participação deles em programas de formação continuada para docentes, em cumprimento das políticas de governos que tem sido implementadas deste o início do século. Assim, pretendemos conhecer também quais as concepções que estes docentes possuem sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na área de Matemática, que o caracteriza como inovador em relação a outros programas de formação que foram implementados e que eles já participaram. Aproveitamos também para dialogar com alguns autores que discorrem sobre a formação inicial dos professores alfabetizadores e que apontam a formação continuada desses profissionais para que seja garantido o sucesso escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LETRAMENTO MATEMÁTICO, PNAIC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID3380_15082017123954.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO GUIMARÃES DE ASSIS" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO GUIMARÃES" "autor_email" => "franciscoguimaraespb@gmai" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }