QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA PRESTADA AOS IDOSOS ADMITIDOS EM UM PRONTO ATENDIMENTO DE SAÚDE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 34782 "edicao_id" => 76 "trabalho_id" => 1145 "inscrito_id" => 2735 "titulo" => "QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA PRESTADA AOS IDOSOS ADMITIDOS EM UM PRONTO ATENDIMENTO DE SAÚDE" "resumo" => "Envelhecer pressupõe alterações multidimensionais que atreladas a aspectos complexos como o processo de transição demográfica corroboram para a maior vulnerabilidade da população idosa a ocorrência de determinadas doenças crônicas e consequentemente à hospitalização. No âmbito hospitalar, o paciente idoso encontra-se ainda mais fragilizado, não apenas por alterações do processo de saúde mais também por todas as influências inerentes a tal ambiente. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade da assistência prestada aos idosos admitidos em um pronto atendimento de saúde. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado no pronto atendimento de um hospital público, João Pessoa-PB. A amostra foi composta por 20 idosos. A coleta de dados ocorreu de Março a Junho de 2009, subsidiada por um formulário de entrevista estruturado. O material emergido foi analisado quantitativamente, através de software estatísticos. No que tange à caracterização da amostra, e mais especificamente, quanto ao gênero, dos 20 idosos participantes evidenciou-se que 14 (70%) pertenciam do sexo feminino, e seis (30%) eram do sexo masculino. No tocante à faixa etária, verificou-se variação de 66 a 75 anos, correspondendo a 17 (85%) dos participantes, e acima de 80 anos apenas três (15%) do total da amostra. Quanto ao estado civil, 12 (60%) dos idosos eram solteiros, cinco (25%) casados e três (15%) viúvos; nove (45%) tiveram filhos enquanto 11 (55%) deles afirmaram não ter descendentes ou não tem lembrança da existência destes. Verificou-se que 11 (55%) da amostra cursou ensino fundamental incompleto, enquanto nove (45%) afirmaram ser analfabetos. Em relação ao atendimento prioritário dos idosos, observou-se que 14 (70%) mencionaram que não receberam assistência adequada no referido serviço, e seis (30%) relataram que não foram atendidos de forma prioritária. No que se refere ao acolhimento dos idosos no serviço, constatou-se que, 18 (90%) apontaram não se sentirem bem acolhidos, e apenas dois (10%) afirmaram que receberam acolhimento. No que tange à assistência aos idosos frentes a suas necessidades individuais, observou-se que apenas três (15%) afirmaram serem atendidos dentro das suas respectivas necessidades, sete (35%) relataram que só detêm atenção do profissional quando esse vem administrar alguma medicação, enquanto 10 (50%) declararam que acionam ajuda, porém não a recebem em tempo hábil. Quanto às informações fornecidas aos idosos e familiares, no tocante ao seu quadro clínico, observou-se que seis (30%) dos participantes da pesquisa, afirmaram ter consciência do seu caso e 14 (70%) relataram não receber nenhuma orientação, portanto, permanecem desinformados. Em relação ao sentimento experimentado diante da espera no atendimento e quando permanecem em observação no pronto atendimento, observou-se que seis (30%) dos participantes se sentiam angustiados e inquietos; doze (60%) referiram sensação de isolamento e abandono; e apenas dois (10%) relataram que sentem que sua vida se encerrará naquele local. Diante do exposto, demonstrou-se que os idosos participantes do estudo não recebem assistência adequada, principalmente no tocante ao atendimento de suas necessidades específicas. Aponta-se para que novas pesquisas sejam realizadas, no sentido de contribuir para a qualidade da assistência prestada à população idosa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT-10: Políticas Públicas e Direito da Pessoa Idosa" "palavra_chave" => "IDOSO, HOSPITAL, SAÚDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV075_MD4_SA10_ID2735_23102017221545.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:19" "updated_at" => "2020-06-09 18:49:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA MEDEIROS DE BRITO" "autor_nome_curto" => "FABIANA" "autor_email" => "fabianabrito_@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-cieh" "edicao_nome" => "Anais V CIEH" "edicao_evento" => "V Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2017" "edicao_logo" => "5e49e719ef6ea_16022020220633.jpg" "edicao_capa" => "5f182cfe0d414_22072020091142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 34782 "edicao_id" => 76 "trabalho_id" => 1145 "inscrito_id" => 2735 "titulo" => "QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA PRESTADA AOS IDOSOS ADMITIDOS EM UM PRONTO ATENDIMENTO DE SAÚDE" "resumo" => "Envelhecer pressupõe alterações multidimensionais que atreladas a aspectos complexos como o processo de transição demográfica corroboram para a maior vulnerabilidade da população idosa a ocorrência de determinadas doenças crônicas e consequentemente à hospitalização. No âmbito hospitalar, o paciente idoso encontra-se ainda mais fragilizado, não apenas por alterações do processo de saúde mais também por todas as influências inerentes a tal ambiente. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade da assistência prestada aos idosos admitidos em um pronto atendimento de saúde. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado no pronto atendimento de um hospital público, João Pessoa-PB. A amostra foi composta por 20 idosos. A coleta de dados ocorreu de Março a Junho de 2009, subsidiada por um formulário de entrevista estruturado. O material emergido foi analisado quantitativamente, através de software estatísticos. No que tange à caracterização da amostra, e mais especificamente, quanto ao gênero, dos 20 idosos participantes evidenciou-se que 14 (70%) pertenciam do sexo feminino, e seis (30%) eram do sexo masculino. No tocante à faixa etária, verificou-se variação de 66 a 75 anos, correspondendo a 17 (85%) dos participantes, e acima de 80 anos apenas três (15%) do total da amostra. Quanto ao estado civil, 12 (60%) dos idosos eram solteiros, cinco (25%) casados e três (15%) viúvos; nove (45%) tiveram filhos enquanto 11 (55%) deles afirmaram não ter descendentes ou não tem lembrança da existência destes. Verificou-se que 11 (55%) da amostra cursou ensino fundamental incompleto, enquanto nove (45%) afirmaram ser analfabetos. Em relação ao atendimento prioritário dos idosos, observou-se que 14 (70%) mencionaram que não receberam assistência adequada no referido serviço, e seis (30%) relataram que não foram atendidos de forma prioritária. No que se refere ao acolhimento dos idosos no serviço, constatou-se que, 18 (90%) apontaram não se sentirem bem acolhidos, e apenas dois (10%) afirmaram que receberam acolhimento. No que tange à assistência aos idosos frentes a suas necessidades individuais, observou-se que apenas três (15%) afirmaram serem atendidos dentro das suas respectivas necessidades, sete (35%) relataram que só detêm atenção do profissional quando esse vem administrar alguma medicação, enquanto 10 (50%) declararam que acionam ajuda, porém não a recebem em tempo hábil. Quanto às informações fornecidas aos idosos e familiares, no tocante ao seu quadro clínico, observou-se que seis (30%) dos participantes da pesquisa, afirmaram ter consciência do seu caso e 14 (70%) relataram não receber nenhuma orientação, portanto, permanecem desinformados. Em relação ao sentimento experimentado diante da espera no atendimento e quando permanecem em observação no pronto atendimento, observou-se que seis (30%) dos participantes se sentiam angustiados e inquietos; doze (60%) referiram sensação de isolamento e abandono; e apenas dois (10%) relataram que sentem que sua vida se encerrará naquele local. Diante do exposto, demonstrou-se que os idosos participantes do estudo não recebem assistência adequada, principalmente no tocante ao atendimento de suas necessidades específicas. Aponta-se para que novas pesquisas sejam realizadas, no sentido de contribuir para a qualidade da assistência prestada à população idosa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT-10: Políticas Públicas e Direito da Pessoa Idosa" "palavra_chave" => "IDOSO, HOSPITAL, SAÚDE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV075_MD4_SA10_ID2735_23102017221545.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:19" "updated_at" => "2020-06-09 18:49:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA MEDEIROS DE BRITO" "autor_nome_curto" => "FABIANA" "autor_email" => "fabianabrito_@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-cieh" "edicao_nome" => "Anais V CIEH" "edicao_evento" => "V Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2017" "edicao_logo" => "5e49e719ef6ea_16022020220633.jpg" "edicao_capa" => "5f182cfe0d414_22072020091142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }