Resumo: O objetivo desse relato de experiência é descrever as atividades desenvolvidas na oficina de memória, da Universidade Aberta à Terceira Idade, da Universidade Estadual de Feira de Santana - BA. Referencial Teórico: O envelhecimento trás consigo grandes transformações físicas, psicológicas e cognitivas, o que gera medo e inquietação a quem alcança a velhice de desenvolver uma demência como Alzheimer e de tornar-se dependente, podendo comprometer sua qualidade de vida. Para se evitar a demência é preciso manter o adequado funcionamento cognitivo e para isso estudos mostram o treino cognitivo, como alternativa pode melhorar o funcionamento cognitivo de idosos e colaborar para a manutenção da boa qualidade de vida. Assim oficina de memória para idosos desempenha um importante papel, que é contribuir para o treinamento da cognição (memória, linguagem, raciocínio lógico, atenção) da pessoa idosa, proporcionando benefícios melhorias no desenvolvimento das atividades de vida diária além de cooperar para interação e troca de experiências. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de uma bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Oficina de Memória da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI). Resultados: Notou-se que a maior parte dos idosos apresentavam dificuldade de memorização e de manter a atenção nas atividades. Durante as oficinas, lançou-se mão de atividades dinâmicas de caráter lúdico e jogos de comandos fáceis e integrativos, que os deixavam bastante à vontade e envolvidos nas atividades. Conclusão: As oficinas de memória contribuíram para melhora cognitiva, manutenção da autonomia e independência da pessoa idosa. Estabelecimento de vínculos de fraternidade e confiança que contribuíram para manter os idosos socialmente mais ativos e empodeirados.