ESTIMULAÇÃO COGNITIVA EM GRUPO PARA IDOSOS SAUDÁVEIS: REVISÃO SISTEMÁTICA
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Uma busca foi feita nas bases SciELO e LILACS utilizando-se os termos (português, inglês e espanhol): “estimulação cognitiva” OR “treino de memória” AND “idosos”. Foram incluídos artigos publicados de 2013 a 2017, resultando em 08 estudos. Em relação a extensão e duração dos treinos, os resultamos mostram que número de encontros com os participantes variou de 1 a 15 sessões e grande parte dos estudos (75%) optaram por sessões com uma hora e trinta minutos de duração. Em relação às habilidades cognitivas que foram alvo de intervenção, a maioria dos estudos (65,2%) treinaram uma habilidade cognitiva específica. No que se refere ao tamanho amostral, 05 estudos apresentaram amostras superiores a 50 participantes (62,5%). A perda amostral configura-se como um grande desafio da pesquisa envolvendo essa população. Uma limitação deste estudo foi a escassez de padronização dos resultados nos artigos catalogados, o que dificultou a análise e comparação entre os estudos. 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