INTRODUÇÃO: O envelhecimento humano caracteriza-se por um declínio das funções orgânicas comprometendo, entre outros, a função do sistema nervoso central em realizar o processamento dos sinais vestibulares, visuais e proprioceptivos, responsáveis pela manutenção do equilíbrio corporal.
OBJETIVO: Avaliar a influência de um treino de equilíbrio através da wiireabilitação sobre a redução de queixas vestibulares em idosos.
MÉTODOS: Trata-se de um estudo quantitativo, do tipo experimental realizado com idosos do Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa dede Maceió. Analisaram-se os dados referentes a queixas vestibulares através do questionário de Dizziness Handicap Inventory (DHI). Após a avaliação inicial, procedeu-se com uma conduta direcionada ao treino de equilíbrio com o Nintendo® Wii. Ao final de todo protocolo de intervenção foi realizada a (re)avaliação das queixas vestibulares seguindo a mesma metodologia da avaliação inicial. A comparação entre os valores iniciais e finais dos testes foi avaliada pelo teste da soma de postos de Wilcoxon, adotando-se um valor de alfa de 5%.
RESULTADOS: A amostra final foi de 10 idosas, com média de idade de 63,4 anos (dp=± 3,92). Evidenciou predomínio do sexo feminino 100% (10), onde a maioria apresentava alta escolaridade, sendo a média de anos de estudo de 11,3 anos (dp=± 5,25). Foi verificado relação estatisticamente significante para a variável de tontura entre os dados pré e pós intervenção com a Wiireabilitação.
CONCLUSÃO: A Wiireabilitação como proposta terapêutica para o treino de equilíbrio, na população estudada, mostrou-se um recurso eficaz na redução de queixas de tontura.