A forma inadequada da destinação final dos resíduos sólidos é um frequente problema que ocorre na atualidade, um erro que pode ter sérias consequências no presente e para as gerações futuras. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a percepção dos alunos quanto aos resíduos sólidos e Educação Ambiental em escola de Ensino Médio no município de Nova Olinda, no semiárido Paraibano. Foram entrevistados 65 alunos do Ensino Médio de uma escola púbica no Município de Nova Olinda, Paraíba. A coleta de dados foi por meio da aplicação de um questionário constituído por 06 questões subjetivas e 04 afirmativas, no modelo da escala de Likert. Os resultados reportaram que 51,0 % (n = 33) dos alunos entrevistados afirmaram saber o destino final do seu (lixo) e, 46,0% (n = 30) separavam ou reutilizavam os resíduos de suas casas antes de descartados. Eles 69,0% (n = 45) não tinham o hábito de jogar lixo nas ruas. Os seus conhecimentos sobre o lixo foi adquirido pelos familiares e/ou na escola. Metade deles afirmaram saber como ocorre a coleta seletiva. Os alunos evidenciaram boa percepção em relação aos resíduos sólidos e Educação Ambiental, mas alguns relataram que ainda não sabiam como era feita a coleta seletiva, mostrando uma preocupante realidade. As práticas de ensino no currículo escolar, é uma boa alternativa para garantir uma educação de qualidade. Para tanto, é necessário que a Educação Ambiental seja contínua ao longo do período letivo da escola.