O processo de colonização e exploração que muitas culturas sofreram explica a supremacia dos conhecimentos científicos escolarizados sobre os conhecimentos locais. Partindo da premissa de que a relação entre esses dois tipos de conhecimento encontra no ambiente escolar um local propício ao seu desenvolvimento, o objetivo do trabalho foi realizar uma revisão sistemática dos artigos científicos que estabeleceram essa relação no contexto de ensino-aprendizagem, nas principais bases de pesquisa científica. Para isso, foram realizadas buscas combinadas entre termos associados aos campos da Etnobiologia e da Educação nas seguintes bases de pesquisa: Web of Science, Scopus, Science Direct e Scielo. Como resultado final, foram identificados 32 artigos dentro desta perspectiva. A base Science Direct apresentou-se como principal fonte de informações (com 52% dos resultados), a língua inglesa como predominante (presente em 94% dos artigos) e o ano de 1997 como marco do início das informações nesta perspectiva. Conclui-se que o campo de pesquisa em que se analisa a relação entre os conhecimentos científicos e outras formas de conhecimento no âmbito escolar ainda se encontra incipiente nas bases científicas. A base Science Direct (com maior quantidade e periodicidade de artigos), consolida-se como importante fonte de busca. Existe a necessidade do domínio da língua inglesa para uma melhor compreensão e entendimento das pesquisas neste cenário.