Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

HORTAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: ESPAÇO DE VIVÊNCIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESCOLA NO SEMIÁRIDO POTIGUAR

Palavra-chaves: HORTA ESCOLAR, INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido
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Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

A assimilação dos conteúdos teóricos apresentados em sala de aula é um dos maiores desafios enfrentados pelos educadores, pois comumente é difícil estabelecer uma relação direta entre a informação exposta e o cotidiano dos estudantes. Nesse contexto, a horta escolar surge como uma alternativa bastante eficiente na tentativa de minimizar essas insuficiências, uma vez que nela podem ser trabalhados conceitos matemáticos, biológicos, químicos e físicos, relacionando-os com as situações vivenciadas e construídas pelos próprios educandos. À vista disso, objetivou-se neste trabalho analisar a horta como instrumento facilitador ao processo de ensino-aprendizagem em escola de ensino fundamental no município de Mossoró, Semiárido Brasileiro. A presente pesquisa foi realizada em escola que possui uma horta didática implantada e implementada através de programas de extensão da Universidade Federal Rural do Semi-Árido desde março de 2013, localizada no município de Mossoró. As coletas de dados sucederam-se no período de agosto a setembro de 2017 com os educandos de duas turmas do ensino fundamental I, utilizando-se um questionário semiestruturado contendo nove variáveis com a finalidade de indentificar a importância da horta escolar como espaço de práticas educativas e formação cidadã. Verificou-se que os educandos aprovaram e consideraram a horta escolar importante, tendo a totalidade dos entrevistados participado das atividades nela desenvolvidas. A prevalência dos educandos afirmou consumir hortaliças e que frequentemente comemtaram com os pais sobre as atividades realizadas na horta. Foi observado ainda que os professores utilizaram a horta para contextualizar questões discutidas em sala de aula referentes aos conteúdos disciplinares, bem como tendo sido observado pelos escolares uma melhoria no desempenho em sala de aula em função da participação nas atividades de plantio, rega, capina e colheita de hortaliças. Os resultados sugerem a importância da horta como um espaço necessário ao desenvolvimento de práticas que contribuam para o processo formativo dos educandos, proporcionando uma aprendizagem significativa e um melhor desempenho nas disciplinas curriculares.

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