A comunidade rural de Lagoa da Vaca - PE é a maior comunidade rural do município de Surubim, agreste setentrional localizado no semiárido pernambucano com mais de três mil habitantes, localizada às margens da PE 90 a 6,3 km da sede. Este trabalho objetivou lançar proposta para solucionar questões de caráter em Educação Ambiental na comunidade rural de Lagoa da Vaca, município de Pernambuco. Como proposta metodológica foi utilizada técnica definida através de Diagnóstico Rural Participativo (DRP), sendo realizada pesquisa de campo com moradores locais, além de oficinas de apresentação, discussão do tema e propostas para solucionar questões ambientais junto à comunidade.
Durante o processo de pesquisa foram detectadas duas questões primordiais de impactos negativos ao meio ambiente da comunidade: a extração de areia e o acúmulo de resíduos sólidos em pontos indevidos e descarte e eliminação improvisados. Concluímos que as discussões e debates serviram como proposta inicial para melhorias e, foram encaminhadas soluções pelos moradores de problemas ambientais verificados na comunidade para gestores públicos locais à fim de tomarem soluções, na expectativa de melhorias da qualidade de vida para a comunidade, assim como para o meio ambiente.
A importância do trabalho reside no fato de que os moradores, cuja sobrevivência algumas vezes é garantida pela produção de alimentos (hortaliças e verduras), dessa forma eles criam formas locais de realizar o processo econômico local. Também tem uma proposta metodológica no sentido de colaborar para obtenção de dados mais completos e complexos, através das utilizações metodológicas que permitam apreender heterogeneidades existentes na população residente na comunidade rural.