Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PROFESSORES: FORMAÇÃO CONTINUADA NO SEMIÁRIDO PARAIBANO.

Palavra-chaves: DOCENTE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONTEXTUALIZAÇÃO, SENSIBILIZAÇÃO, SENSIBILIZAÇÃO Pôster (PO) AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido
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Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho teve como objetivos sensibilizar professores de duas escolas públicas do nível fundamental do semiárido paraibano (Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora dos Milagres, São João do Cariri e Escola Estadual Joana Abílio Pegado, Diamante) para realização de ações sustentáveis e estimular os professores para a produção de recursos didáticos com uso de resíduos sólidos. Para tanto, foram realizadas oficinas pedagógicas com docentes do ensino fundamental nas escolas públicas paraibanas do ambiente semiárido citadas. Todos os professores que participaram das oficinas e responderam ao questionário foram de forma voluntária e participaram professores não só da disciplina de ciências pois a temática meio ambiente é tida nos Parâmetros Curriculares Nacionais como tema transversal. Em cada oficina participaram oito docentes. Na Oficina 1 participaram 05 professores do gênero feminino e 03 do gênero masculino; já na Oficina 2 respectivamente foram 07 e 01. Com a pesquisa ainda foi constatado que todos os docentes participantes da Oficina 1 e 2 afirmaram que gostaram dos jogos educativos apresentados (dominó ambiental, livro textual para formação de frases ambientais, jogo da velha ambiental, quebra cabeça ambiental, boliche ambiental, e jogo da memória ambiental) que foram produzidos com resíduos sólidos que normalmente são descartados de maneira errônea no meio ambiente (papel de presente, EVA, papel madeira, garrafinhas de iogurte, papel A4, tampas). Bem como, os mesmos participantes responderam que adaptariam sim um dos jogos educativos apresentados para utilizá-lo em suas aulas e ainda, de maneira unânime foi constatado que esses veem a reutilização e reciclagem de resíduos sólidos para a produção de recursos didáticos como ações socioambientais importantes. Na Oficina 1 foi afirmado que dos jogos educativos elaborados e apresentados que permite melhor motivação para o aluno quanto sensibilização ambiental seria o dominó educativo ambiental. Já os participantes da Oficina 2 disseram que seria o livro textual para formação de frases ambientais. A partir desses resultados pode ser afirmado que os docentes participantes já estão sensibilizados quanto à utilidade e atração de jogos educativos para o desenvolvimento de habilidades e competências do aluno, bem como, para o desenvolvimento da socialização entre os discentes. Conclui-se que os docentes já perceberam a necessidade para realização de ações sustentáveis, bem como, relevância quanto a produção de recursos didáticos com uso de resíduos sólidos (tidos como “lixo”) para oportunizarem a sensibilização ambiental e o processo de ensino aprendizagem diferenciado, contextualizado, comprometido e interdisciplinar na educação básica, em especial no ensino fundamental.

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