O desperdício de alimentos está envolvido ao longo de toda cadeia produtiva até chegar à mesa do consumidor. Conscientizar a população sobre os problemas ocasionados por esse desperdício pode auxiliar na redução de seus impactos econômicos e socioambientais, que diminui a oferta de alimentos, gerando prejuízos e um grande volume de resíduos. O presente trabalho teve como objetivo conscientizar e avaliar alunos do ensino médio de uma escola estadual no interior do Rio Grande do Norte a respeito do desperdício de alimentos e seus impactos para o meio ambiente. A conscientização foi realizada em forma de palestra, direcionada a alunos de uma escola pública, utilizando conteúdos sobre temas relacionados ao desperdício de alimentos e seus impactos ao meio ambiente, com auxílio de data show. Após a apresentação foi aplicado um questionário com todos os presentes. Foi possível observar a empolgação dos alunos da escola em conhecer melhor o tema. A maioria deles (84,21%) disseram evitar conscientemente desperdiçar os alimentos. Quanto a conscientizar o colega a não desperdiçar os alimentos, principalmente no momento do intervalo em que há o fornecimento de merenda na escola de forma gratuita, 73,68% responderam que sim. Poucos alunos disseram saber o destino dos alimentos produzidos na escola (18,42%), mas 60,52% disseram conhecer a política dos 3 Rs. 81,57% dos alunos consideraram que o consumismo é um dos fatores para o desperdício de alimentos. Tal conhecimento por parte dos alunos pode contribuir para que ações pessoais sejam empregadas durante o dia a dia destes cidadãos, afim de que se reduzam os percentuais de desperdício de alimentos e aumente o entendimento do quão importante são estas atitudes para o meio ambiente. A palestra foi aprovada por 100% dos participantes, tendo sido classificada como Interessante por 13,15% e Muito Interessante por 86,84%. Isso demonstra a importância de transferir o conhecimento sobre o desperdício de alimentos nas escolas. A grande maioria dos estudantes demonstrou possuir conhecimento sobre as indagações realizadas no questionário, além de apresentar um forte interesse em melhor entender o assunto e mudar seus hábitos. Conclui-se que foi estabelecido, do ponto de vista informativo, um fator bastante positivo ao realizar essa palestra, reforçando a necessidade de incentivo a conscientização nas escolas brasileiras, de modo a transferir conhecimento que ajude a melhorar a atual situação ambiental, diminuindo o desperdício ao aplicar ações como o reaproveitamento de alimentos.