Este trabalho teve como objetivo avaliar, em caráter preliminar, o potencial hidroviário do Rio das Conchas para o transporte de sal marinho, tomando como base a batimetria de seu traçado navegável. Foi realizado levantamento com auxílio de uma embarcação pesqueira, equipada com uma sonda batimétrica e GPS acoplado. A velocidade da embarcação foi mantida constante e igual a 10 km/h, registrando um ponto batimétrico por minuto. Adicionalmente foram identificados obstáculos no leito do rio. A área levantada não possui profundidade adequada para navegação de barcaças de transporte de sal. Durante as marés baixas, alguns pontos do canal ficam com profundidade inferior a 1,00 metro, impossibilitando, inclusive, a navegação de pequenos barcos de pesca. Uma alternativa para viabilizar o acesso de embarcações de grande porte ao estuário do rio das conchas seria a dragagem de parte do canal, ainda assim, devido à existência de formações de dunas arenosas na foz do estuário, é provável que este venha a ser novamente assoreado, devendo o projeto de dragagem contemplar a ações de manutenção.