Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

A IMPORTÂNCIA DO USO RACIONAL DA ÁGUA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA RURAL DE BOA VISTA - PB

Palavra-chaves: CRIANÇAS, ECONOMIA DA ÁGUA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL Comunicação Oral (CO) AT 05 - Águas do semiárido: recurso e bem de uso comum
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 33045
    "edicao_id" => 75
    "trabalho_id" => 55
    "inscrito_id" => 720
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO USO RACIONAL DA ÁGUA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA RURAL DE BOA VISTA - PB"
    "resumo" => "A escassez de água é um problema constante na região Nordeste. Existe a necessidade de buscar medidas que venham a promover a conservação da água. Sendo assim, trabalhar este tema em escolas públicas, em especial, as que trabalham com alunos da primeira fase de ensino é essencial no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo foi  conscientizar  estudantes do ensino fundamental I em uma escola rural de Boa Vista – PB sob a importância do uso racional da água no processo de ensino-aprendizagem utilizando atividades práticas e teóricas. Para realização deste trabalho foi aplicado questionário estruturado com 5 perguntas fechadas, buscando saber dos alunos, a respeito das atividades desenvolvidas na escola durante o ano letivo, qual a preferida pelos estudantes.  A partir destes questionários constatou-se que a maioria prefere trabalhar as questões relacionadas ao uso adequado da água. A partir das oficinas de cultivo de hortaliças em hortas econômicas, os alunos passaram a diminuir o consumo de água em suas casas, exigindo de seus familiares mais cuidado com o gasto excessivo de água que se encontra em pequenas quantidades na região. Com isso, os alunos tiveram a consciência de que é necessário conservar a água e utilizá-la de modo racional, procurando a melhor maneira de não desperdiçar e adotar atitudes que venham favorecer tanto o processo de ensino-aprendizagem, como a disponibilidade deste bem para as atuais e futuras gerações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 05 - Águas do semiárido: recurso e bem de uso comum"
    "palavra_chave" => "CRIANÇAS, ECONOMIA DA ÁGUA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA5_ID720_20082017141800.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:18"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALUISIO MARQUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALUISIO"
    "autor_email" => "marquesnp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 33045
    "edicao_id" => 75
    "trabalho_id" => 55
    "inscrito_id" => 720
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO USO RACIONAL DA ÁGUA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA RURAL DE BOA VISTA - PB"
    "resumo" => "A escassez de água é um problema constante na região Nordeste. Existe a necessidade de buscar medidas que venham a promover a conservação da água. Sendo assim, trabalhar este tema em escolas públicas, em especial, as que trabalham com alunos da primeira fase de ensino é essencial no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo foi  conscientizar  estudantes do ensino fundamental I em uma escola rural de Boa Vista – PB sob a importância do uso racional da água no processo de ensino-aprendizagem utilizando atividades práticas e teóricas. Para realização deste trabalho foi aplicado questionário estruturado com 5 perguntas fechadas, buscando saber dos alunos, a respeito das atividades desenvolvidas na escola durante o ano letivo, qual a preferida pelos estudantes.  A partir destes questionários constatou-se que a maioria prefere trabalhar as questões relacionadas ao uso adequado da água. A partir das oficinas de cultivo de hortaliças em hortas econômicas, os alunos passaram a diminuir o consumo de água em suas casas, exigindo de seus familiares mais cuidado com o gasto excessivo de água que se encontra em pequenas quantidades na região. Com isso, os alunos tiveram a consciência de que é necessário conservar a água e utilizá-la de modo racional, procurando a melhor maneira de não desperdiçar e adotar atitudes que venham favorecer tanto o processo de ensino-aprendizagem, como a disponibilidade deste bem para as atuais e futuras gerações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 05 - Águas do semiárido: recurso e bem de uso comum"
    "palavra_chave" => "CRIANÇAS, ECONOMIA DA ÁGUA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA5_ID720_20082017141800.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:18"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALUISIO MARQUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALUISIO"
    "autor_email" => "marquesnp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

A escassez de água é um problema constante na região Nordeste. Existe a necessidade de buscar medidas que venham a promover a conservação da água. Sendo assim, trabalhar este tema em escolas públicas, em especial, as que trabalham com alunos da primeira fase de ensino é essencial no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo foi conscientizar estudantes do ensino fundamental I em uma escola rural de Boa Vista – PB sob a importância do uso racional da água no processo de ensino-aprendizagem utilizando atividades práticas e teóricas. Para realização deste trabalho foi aplicado questionário estruturado com 5 perguntas fechadas, buscando saber dos alunos, a respeito das atividades desenvolvidas na escola durante o ano letivo, qual a preferida pelos estudantes. A partir destes questionários constatou-se que a maioria prefere trabalhar as questões relacionadas ao uso adequado da água. A partir das oficinas de cultivo de hortaliças em hortas econômicas, os alunos passaram a diminuir o consumo de água em suas casas, exigindo de seus familiares mais cuidado com o gasto excessivo de água que se encontra em pequenas quantidades na região. Com isso, os alunos tiveram a consciência de que é necessário conservar a água e utilizá-la de modo racional, procurando a melhor maneira de não desperdiçar e adotar atitudes que venham favorecer tanto o processo de ensino-aprendizagem, como a disponibilidade deste bem para as atuais e futuras gerações.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.