Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

A IMPORTÂNCIA DA FOTOGRAFIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DA REDE PÚBLICA DE PERNAMBUCO PARA O ESTUDO DO SEMIÁRIDO

Palavra-chaves: SEMIÁRIDO, FOTOGRAFIA, GEOGRAFIA, LIVRO DIDÁTICO Pôster (PO) AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 33038
    "edicao_id" => 75
    "trabalho_id" => 436
    "inscrito_id" => 350
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA FOTOGRAFIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DA REDE PÚBLICA DE PERNAMBUCO PARA O ESTUDO DO SEMIÁRIDO"
    "resumo" => """
      Como as crianças e adolescentes veem o mundo em que vivem? Sua cidade, seu bairro e seu entorno? Como podemos aproximar eles da sua realidade utilizando tecnologia e linguagem visual? Vivemos uma transformação na educação, tal mudança foi proporcionada graças à tecnologia de forma geral, esse fato torna-se fácil de ser percebido ao analisarmos como as informações fluem com tamanha rapidez. Vivemos em um mundo globalizado, na era técnica-científica-informacional, na qual os espaços são diminuídos pelo tempo.\r\n
      O trabalho surgiu da inquietação por saber se os professores de Geografia da Rede Pública de Pernambuco, mais precisamente no EREM – Santos Dumont utilizam as fotografias existentes no Livro Didático como forma de facilitador do aprendizado dos alunos nos assuntos relacionados ao Semiárido.\r\n
      Meyer (2001) concluiu através de investigações, análises e pesquisas que os alunos podem aprender de forma mais profunda a partir de mensagens compostas por palavras e imagens, do que a partir de vários modos tradicionais de comunicação que envolva apenas palavras, que também possui seu valor, sendo até, em muitos casos, extremamente necessário.\r\n
      A fotografia aparece como um importante instrumento de auxílio no ensino da Geografia, até como utilização de fonte histórica, pois pode ajudar a ver a paisagem de uma outra maneira e ajudar o aluno a ver o mundo além da sala de aula. O uso das imagens geográficas na sala de aula deve ir além de apenas um recurso, deve ser pensado como pode apoiar o desenvolvimento do aluno. As imagens também podem ajudar a melhor compreensão de alguns conceitos geográficos, assim como problematizar os conteúdos, evitando apenas como ilustração do que foi passado pelo professor. A fotografia deve ser usada como agregador de conhecimento, não como resumo da aula.\r\n
      Pierre Monbeig (1957) aponta uma das grandes importâncias do ensino da Geografia é aquela que o aluno carrega, como por exemplo senso de realidade e sentimento de evolução. Também deixa claro que tais aspectos "não são apenas aquisição da inteligência, mas poderosos auxiliares que positivam as qualidades morais” (MONBEIG, P. 1957, p.12).\r\n
      O livro “Geografia contextos e redes” é o livro utilizado nas escolas da rede pública da cidade do Recife. O livro está de acordo com o PCN, porém e segue uma linha lógica para a compreensão e continuidade do estudo.  Na elaboração deste artigo buscou-se fundamentar a importância da forma como as fotografias, referentes ao Semiárido são utilizadas no livro didático “Geografia Contextos E Redes”  que faz parte do material disponível na EREM - Santos Dumont para tal será necessário realizar pesquisa empírica.\r\n
      A Geografia se apresenta como ciência de importância fundamental para o cotidiano, pois tem como um de seus objetivos – talvez até o principal – a análise do espaço, assim como toda a dinâmica e interação que ocorre nele.Além de um poderoso instrumento didático, a fotografia é algo, quase que, imprescindível para a real compreensão de diversos aspectos da geografia, e, apesar do livro ser bom para dar direções do estudo da Geografia, apresentar boas imagens, o semiárido brasileiro não foi contemplado como deveria.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido"
    "palavra_chave" => "SEMIÁRIDO, FOTOGRAFIA, GEOGRAFIA, LIVRO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD4_SA7_ID350_02102017182541.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:18"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO DOS SANTOS DIAS"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO DIAS"
    "autor_email" => "marcelosantosdias09@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 33038
    "edicao_id" => 75
    "trabalho_id" => 436
    "inscrito_id" => 350
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA FOTOGRAFIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DA REDE PÚBLICA DE PERNAMBUCO PARA O ESTUDO DO SEMIÁRIDO"
    "resumo" => """
      Como as crianças e adolescentes veem o mundo em que vivem? Sua cidade, seu bairro e seu entorno? Como podemos aproximar eles da sua realidade utilizando tecnologia e linguagem visual? Vivemos uma transformação na educação, tal mudança foi proporcionada graças à tecnologia de forma geral, esse fato torna-se fácil de ser percebido ao analisarmos como as informações fluem com tamanha rapidez. Vivemos em um mundo globalizado, na era técnica-científica-informacional, na qual os espaços são diminuídos pelo tempo.\r\n
      O trabalho surgiu da inquietação por saber se os professores de Geografia da Rede Pública de Pernambuco, mais precisamente no EREM – Santos Dumont utilizam as fotografias existentes no Livro Didático como forma de facilitador do aprendizado dos alunos nos assuntos relacionados ao Semiárido.\r\n
      Meyer (2001) concluiu através de investigações, análises e pesquisas que os alunos podem aprender de forma mais profunda a partir de mensagens compostas por palavras e imagens, do que a partir de vários modos tradicionais de comunicação que envolva apenas palavras, que também possui seu valor, sendo até, em muitos casos, extremamente necessário.\r\n
      A fotografia aparece como um importante instrumento de auxílio no ensino da Geografia, até como utilização de fonte histórica, pois pode ajudar a ver a paisagem de uma outra maneira e ajudar o aluno a ver o mundo além da sala de aula. O uso das imagens geográficas na sala de aula deve ir além de apenas um recurso, deve ser pensado como pode apoiar o desenvolvimento do aluno. As imagens também podem ajudar a melhor compreensão de alguns conceitos geográficos, assim como problematizar os conteúdos, evitando apenas como ilustração do que foi passado pelo professor. A fotografia deve ser usada como agregador de conhecimento, não como resumo da aula.\r\n
      Pierre Monbeig (1957) aponta uma das grandes importâncias do ensino da Geografia é aquela que o aluno carrega, como por exemplo senso de realidade e sentimento de evolução. Também deixa claro que tais aspectos "não são apenas aquisição da inteligência, mas poderosos auxiliares que positivam as qualidades morais” (MONBEIG, P. 1957, p.12).\r\n
      O livro “Geografia contextos e redes” é o livro utilizado nas escolas da rede pública da cidade do Recife. O livro está de acordo com o PCN, porém e segue uma linha lógica para a compreensão e continuidade do estudo.  Na elaboração deste artigo buscou-se fundamentar a importância da forma como as fotografias, referentes ao Semiárido são utilizadas no livro didático “Geografia Contextos E Redes”  que faz parte do material disponível na EREM - Santos Dumont para tal será necessário realizar pesquisa empírica.\r\n
      A Geografia se apresenta como ciência de importância fundamental para o cotidiano, pois tem como um de seus objetivos – talvez até o principal – a análise do espaço, assim como toda a dinâmica e interação que ocorre nele.Além de um poderoso instrumento didático, a fotografia é algo, quase que, imprescindível para a real compreensão de diversos aspectos da geografia, e, apesar do livro ser bom para dar direções do estudo da Geografia, apresentar boas imagens, o semiárido brasileiro não foi contemplado como deveria.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido"
    "palavra_chave" => "SEMIÁRIDO, FOTOGRAFIA, GEOGRAFIA, LIVRO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD4_SA7_ID350_02102017182541.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:18"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO DOS SANTOS DIAS"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO DIAS"
    "autor_email" => "marcelosantosdias09@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

Como as crianças e adolescentes veem o mundo em que vivem? Sua cidade, seu bairro e seu entorno? Como podemos aproximar eles da sua realidade utilizando tecnologia e linguagem visual? Vivemos uma transformação na educação, tal mudança foi proporcionada graças à tecnologia de forma geral, esse fato torna-se fácil de ser percebido ao analisarmos como as informações fluem com tamanha rapidez. Vivemos em um mundo globalizado, na era técnica-científica-informacional, na qual os espaços são diminuídos pelo tempo. O trabalho surgiu da inquietação por saber se os professores de Geografia da Rede Pública de Pernambuco, mais precisamente no EREM – Santos Dumont utilizam as fotografias existentes no Livro Didático como forma de facilitador do aprendizado dos alunos nos assuntos relacionados ao Semiárido. Meyer (2001) concluiu através de investigações, análises e pesquisas que os alunos podem aprender de forma mais profunda a partir de mensagens compostas por palavras e imagens, do que a partir de vários modos tradicionais de comunicação que envolva apenas palavras, que também possui seu valor, sendo até, em muitos casos, extremamente necessário. A fotografia aparece como um importante instrumento de auxílio no ensino da Geografia, até como utilização de fonte histórica, pois pode ajudar a ver a paisagem de uma outra maneira e ajudar o aluno a ver o mundo além da sala de aula. O uso das imagens geográficas na sala de aula deve ir além de apenas um recurso, deve ser pensado como pode apoiar o desenvolvimento do aluno. As imagens também podem ajudar a melhor compreensão de alguns conceitos geográficos, assim como problematizar os conteúdos, evitando apenas como ilustração do que foi passado pelo professor. A fotografia deve ser usada como agregador de conhecimento, não como resumo da aula. Pierre Monbeig (1957) aponta uma das grandes importâncias do ensino da Geografia é aquela que o aluno carrega, como por exemplo senso de realidade e sentimento de evolução. Também deixa claro que tais aspectos "não são apenas aquisição da inteligência, mas poderosos auxiliares que positivam as qualidades morais” (MONBEIG, P. 1957, p.12). O livro “Geografia contextos e redes” é o livro utilizado nas escolas da rede pública da cidade do Recife. O livro está de acordo com o PCN, porém e segue uma linha lógica para a compreensão e continuidade do estudo. Na elaboração deste artigo buscou-se fundamentar a importância da forma como as fotografias, referentes ao Semiárido são utilizadas no livro didático “Geografia Contextos E Redes” que faz parte do material disponível na EREM - Santos Dumont para tal será necessário realizar pesquisa empírica. A Geografia se apresenta como ciência de importância fundamental para o cotidiano, pois tem como um de seus objetivos – talvez até o principal – a análise do espaço, assim como toda a dinâmica e interação que ocorre nele.Além de um poderoso instrumento didático, a fotografia é algo, quase que, imprescindível para a real compreensão de diversos aspectos da geografia, e, apesar do livro ser bom para dar direções do estudo da Geografia, apresentar boas imagens, o semiárido brasileiro não foi contemplado como deveria.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.