Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

"SER OU NÃO SER? ESTUDANTES DE C&T DESENVOLVENDO A CRITICIDADE EM TRABALHO, CONSUMO, MEIO AMBIENTE E ÉTICA": ANÁLISE DO PROJETO NA UFERSA, MOSSORÓ-RN

Palavra-chaves: TEMAS TRANSVERSAIS, ENSINO DE GRADUAÇÃO, FORMAÇÃO CRÍTICA Pôster (PO) AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 33014
    "edicao_id" => 75
    "trabalho_id" => 492
    "inscrito_id" => 1851
    "titulo" => ""SER OU NÃO SER? ESTUDANTES DE C&T DESENVOLVENDO A CRITICIDADE EM TRABALHO, CONSUMO, MEIO AMBIENTE E ÉTICA": ANÁLISE DO PROJETO NA UFERSA, MOSSORÓ-RN"
    "resumo" => "Os temas transversais são relevantes na vida pessoal e profissional e, por isso, é fundamental que nos cursos de graduação componham a formação acadêmica. O objetivo da presente pesquisa foi investigar ações de inclusão dos referidos temas no curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia (C&T) da UFERSA, Campus Mossoró-RN, por meio do projeto de Ensino e Extensão “Ser ou não ser? estudantes de C&T desenvolvendo a criticidade em trabalho, consumo, meio ambiente e ética”. Com o propósito de apontar princípios orientadores para a formação de indivíduos com capacidade crítica e consciência dos seus direitos e deveres para com a sociedade e o mundo em que vive. A investigação fez parte do projeto citado e constou da aplicação de questionários com perguntas abertas para estudantes matriculados no início e no final do curso. Além de exposição de fotos elaboradas pelos estudantes das disciplinas “Sociologia” e “Ambiente, energia e sociedade”. Na ótica dos estudantes, temáticas transversais devem fazer parte da formação acadêmica através das disciplinas ofertadas, também nas atividades extracurriculares e na prática profissional. Assim, os temas transversais são reconhecidos pelos estudantes como importantes para a formação acadêmica crítica e cidadã. Todavia, compreendem que não estão sistematicamente contidos ao longo das estratégias de ensino de todas as matérias, conforme prevê o Projeto Pedagógico do Curso e os PCNs."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido"
    "palavra_chave" => "TEMAS TRANSVERSAIS, ENSINO DE GRADUAÇÃO, FORMAÇÃO CRÍTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD4_SA15_ID1851_02102017201426.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:18"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KANANDA SUÉLEN LEITE FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "KANANDA SUÉLEN"
    "autor_email" => "kananda_suelen@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 33014
    "edicao_id" => 75
    "trabalho_id" => 492
    "inscrito_id" => 1851
    "titulo" => ""SER OU NÃO SER? ESTUDANTES DE C&T DESENVOLVENDO A CRITICIDADE EM TRABALHO, CONSUMO, MEIO AMBIENTE E ÉTICA": ANÁLISE DO PROJETO NA UFERSA, MOSSORÓ-RN"
    "resumo" => "Os temas transversais são relevantes na vida pessoal e profissional e, por isso, é fundamental que nos cursos de graduação componham a formação acadêmica. O objetivo da presente pesquisa foi investigar ações de inclusão dos referidos temas no curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia (C&T) da UFERSA, Campus Mossoró-RN, por meio do projeto de Ensino e Extensão “Ser ou não ser? estudantes de C&T desenvolvendo a criticidade em trabalho, consumo, meio ambiente e ética”. Com o propósito de apontar princípios orientadores para a formação de indivíduos com capacidade crítica e consciência dos seus direitos e deveres para com a sociedade e o mundo em que vive. A investigação fez parte do projeto citado e constou da aplicação de questionários com perguntas abertas para estudantes matriculados no início e no final do curso. Além de exposição de fotos elaboradas pelos estudantes das disciplinas “Sociologia” e “Ambiente, energia e sociedade”. Na ótica dos estudantes, temáticas transversais devem fazer parte da formação acadêmica através das disciplinas ofertadas, também nas atividades extracurriculares e na prática profissional. Assim, os temas transversais são reconhecidos pelos estudantes como importantes para a formação acadêmica crítica e cidadã. Todavia, compreendem que não estão sistematicamente contidos ao longo das estratégias de ensino de todas as matérias, conforme prevê o Projeto Pedagógico do Curso e os PCNs."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido"
    "palavra_chave" => "TEMAS TRANSVERSAIS, ENSINO DE GRADUAÇÃO, FORMAÇÃO CRÍTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD4_SA15_ID1851_02102017201426.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:18"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KANANDA SUÉLEN LEITE FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "KANANDA SUÉLEN"
    "autor_email" => "kananda_suelen@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

Os temas transversais são relevantes na vida pessoal e profissional e, por isso, é fundamental que nos cursos de graduação componham a formação acadêmica. O objetivo da presente pesquisa foi investigar ações de inclusão dos referidos temas no curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia (C&T) da UFERSA, Campus Mossoró-RN, por meio do projeto de Ensino e Extensão “Ser ou não ser? estudantes de C&T desenvolvendo a criticidade em trabalho, consumo, meio ambiente e ética”. Com o propósito de apontar princípios orientadores para a formação de indivíduos com capacidade crítica e consciência dos seus direitos e deveres para com a sociedade e o mundo em que vive. A investigação fez parte do projeto citado e constou da aplicação de questionários com perguntas abertas para estudantes matriculados no início e no final do curso. Além de exposição de fotos elaboradas pelos estudantes das disciplinas “Sociologia” e “Ambiente, energia e sociedade”. Na ótica dos estudantes, temáticas transversais devem fazer parte da formação acadêmica através das disciplinas ofertadas, também nas atividades extracurriculares e na prática profissional. Assim, os temas transversais são reconhecidos pelos estudantes como importantes para a formação acadêmica crítica e cidadã. Todavia, compreendem que não estão sistematicamente contidos ao longo das estratégias de ensino de todas as matérias, conforme prevê o Projeto Pedagógico do Curso e os PCNs.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.