Artigo Anais I CONGREPICS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8334

CONHECER, EXPERIENCIAR E DIALOGAR: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DAS TENDAS DAS PICS NO ESPAÇO DA UNIVERSIDADE

Palavra-chaves: EXPERIÊNCIAS, PICS, FORMAÇÃO, GRADUAÇÃO Pôster (PO) - Resumo Simples ET-02: As PICS no contexto da Educação
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31779
    "edicao_id" => 72
    "trabalho_id" => 114
    "inscrito_id" => 1169
    "titulo" => "CONHECER, EXPERIENCIAR E DIALOGAR: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DAS TENDAS DAS PICS NO ESPAÇO DA UNIVERSIDADE"
    "resumo" => "As práticas integrativas e complementares em saúde compreendem uma política nacional cada vez mais evidente no cenário da atenção à saúde pública do país. Sua implantação e implementação pressupõem a necessidade de profissionais critico reflexivos e sensíveis, a fim de garantir a promoção da saúde a partir do cuidado continuado, humanizado e integral, valorizando a diversidade cultural e a participação social. Em março de 2016 foi realizada uma aula aberta na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo – RS, sobre as PICS, promovida por docentes das disciplinas Saúde Pública e Saúde Coletiva. A dinâmica contemplou a interação entre profissionais que trabalham com práticas como Yoga, Aromaterapia, Reiki, Plantas medicinais, Pindas, Cromoterapia, Florais de Bach e Quiropraxia; e acadêmicos dos cursos de graduação em Fisioterapia, Enfermagem, Quiropraxia, Farmácia, Nutrição, Biomedicina, Educação Física e Estética e Cosmética. Inicialmente foi apresentado o conceito das PICS aos acadêmicos e logo após, estes foram organizados em pequenos grupos, distribuídos nas diferentes tendas de práticas das PICS dispostas na sala, de acordo com o nome da prática que constava numa ficha recebida ao chegarem na sala. Os acadêmicos foram instigados a discutir sobre os instrumentos e/ou elementos decorativos da tenda em que estavam, e identificar ao final da discussão o profissional da prática. A partir daí experienciaram as práticas e por fim apresentaram ao grande grupo suas experiências vivenciadas na tenda. Em seguida, puderam circular por todas as tendas para dialogar e vivenciar outras práticas. O evento foi encerrado com uma roda de conversa sobre as práticas, com os profissionais convidados. A aula aberta sobre PICS trouxe inúmeras reflexões. Grande parte dos estudantes referiu desconhecer e/ou nunca ter entrado em contato com as práticas, ter gostado muito da proposta; e evidenciou interesse em conhecer e aprofundar o assunto. Promover este encontro, das mais diversas formas, é um compromisso que deve ser assumido pelas instituições formadoras, aproximando os acadêmicos da pluralidade que envolve o conceito ampliado de saúde e das diferentes formas de abordagens terapêuticas, fomentando as concepções de saúde e adoecimento e os aspectos culturais que envolvem o cuidado, contribuindo assim para uma formação coerente e contextualizada com os princípios e políticas de saúde do SUS."
    "modalidade" => "Pôster (PO) - Resumo Simples"
    "area_tematica" => "ET-02: As PICS no contexto da Educação"
    "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIAS, PICS, FORMAÇÃO, GRADUAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV076_MD7_SA2_ID1169_26082017202444.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:44:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIELLY DE MORAES"
    "autor_nome_curto" => "MARIELLY"
    "autor_email" => "mariellydemoraes@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-congrepics"
    "edicao_nome" => "Anais I CONGREPICS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/congrepics/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f2acd8848_16022020225556.png"
    "edicao_capa" => "5f184a0a424c1_22072020111538.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 46
    "publicacao_nome" => "Anais CONGREPICS"
    "publicacao_codigo" => "2594-8334"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31779
    "edicao_id" => 72
    "trabalho_id" => 114
    "inscrito_id" => 1169
    "titulo" => "CONHECER, EXPERIENCIAR E DIALOGAR: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DAS TENDAS DAS PICS NO ESPAÇO DA UNIVERSIDADE"
    "resumo" => "As práticas integrativas e complementares em saúde compreendem uma política nacional cada vez mais evidente no cenário da atenção à saúde pública do país. Sua implantação e implementação pressupõem a necessidade de profissionais critico reflexivos e sensíveis, a fim de garantir a promoção da saúde a partir do cuidado continuado, humanizado e integral, valorizando a diversidade cultural e a participação social. Em março de 2016 foi realizada uma aula aberta na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo – RS, sobre as PICS, promovida por docentes das disciplinas Saúde Pública e Saúde Coletiva. A dinâmica contemplou a interação entre profissionais que trabalham com práticas como Yoga, Aromaterapia, Reiki, Plantas medicinais, Pindas, Cromoterapia, Florais de Bach e Quiropraxia; e acadêmicos dos cursos de graduação em Fisioterapia, Enfermagem, Quiropraxia, Farmácia, Nutrição, Biomedicina, Educação Física e Estética e Cosmética. Inicialmente foi apresentado o conceito das PICS aos acadêmicos e logo após, estes foram organizados em pequenos grupos, distribuídos nas diferentes tendas de práticas das PICS dispostas na sala, de acordo com o nome da prática que constava numa ficha recebida ao chegarem na sala. Os acadêmicos foram instigados a discutir sobre os instrumentos e/ou elementos decorativos da tenda em que estavam, e identificar ao final da discussão o profissional da prática. A partir daí experienciaram as práticas e por fim apresentaram ao grande grupo suas experiências vivenciadas na tenda. Em seguida, puderam circular por todas as tendas para dialogar e vivenciar outras práticas. O evento foi encerrado com uma roda de conversa sobre as práticas, com os profissionais convidados. A aula aberta sobre PICS trouxe inúmeras reflexões. Grande parte dos estudantes referiu desconhecer e/ou nunca ter entrado em contato com as práticas, ter gostado muito da proposta; e evidenciou interesse em conhecer e aprofundar o assunto. Promover este encontro, das mais diversas formas, é um compromisso que deve ser assumido pelas instituições formadoras, aproximando os acadêmicos da pluralidade que envolve o conceito ampliado de saúde e das diferentes formas de abordagens terapêuticas, fomentando as concepções de saúde e adoecimento e os aspectos culturais que envolvem o cuidado, contribuindo assim para uma formação coerente e contextualizada com os princípios e políticas de saúde do SUS."
    "modalidade" => "Pôster (PO) - Resumo Simples"
    "area_tematica" => "ET-02: As PICS no contexto da Educação"
    "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIAS, PICS, FORMAÇÃO, GRADUAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV076_MD7_SA2_ID1169_26082017202444.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:44:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIELLY DE MORAES"
    "autor_nome_curto" => "MARIELLY"
    "autor_email" => "mariellydemoraes@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-congrepics"
    "edicao_nome" => "Anais I CONGREPICS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/congrepics/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f2acd8848_16022020225556.png"
    "edicao_capa" => "5f184a0a424c1_22072020111538.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 46
    "publicacao_nome" => "Anais CONGREPICS"
    "publicacao_codigo" => "2594-8334"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

As práticas integrativas e complementares em saúde compreendem uma política nacional cada vez mais evidente no cenário da atenção à saúde pública do país. Sua implantação e implementação pressupõem a necessidade de profissionais critico reflexivos e sensíveis, a fim de garantir a promoção da saúde a partir do cuidado continuado, humanizado e integral, valorizando a diversidade cultural e a participação social. Em março de 2016 foi realizada uma aula aberta na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo – RS, sobre as PICS, promovida por docentes das disciplinas Saúde Pública e Saúde Coletiva. A dinâmica contemplou a interação entre profissionais que trabalham com práticas como Yoga, Aromaterapia, Reiki, Plantas medicinais, Pindas, Cromoterapia, Florais de Bach e Quiropraxia; e acadêmicos dos cursos de graduação em Fisioterapia, Enfermagem, Quiropraxia, Farmácia, Nutrição, Biomedicina, Educação Física e Estética e Cosmética. Inicialmente foi apresentado o conceito das PICS aos acadêmicos e logo após, estes foram organizados em pequenos grupos, distribuídos nas diferentes tendas de práticas das PICS dispostas na sala, de acordo com o nome da prática que constava numa ficha recebida ao chegarem na sala. Os acadêmicos foram instigados a discutir sobre os instrumentos e/ou elementos decorativos da tenda em que estavam, e identificar ao final da discussão o profissional da prática. A partir daí experienciaram as práticas e por fim apresentaram ao grande grupo suas experiências vivenciadas na tenda. Em seguida, puderam circular por todas as tendas para dialogar e vivenciar outras práticas. O evento foi encerrado com uma roda de conversa sobre as práticas, com os profissionais convidados. A aula aberta sobre PICS trouxe inúmeras reflexões. Grande parte dos estudantes referiu desconhecer e/ou nunca ter entrado em contato com as práticas, ter gostado muito da proposta; e evidenciou interesse em conhecer e aprofundar o assunto. Promover este encontro, das mais diversas formas, é um compromisso que deve ser assumido pelas instituições formadoras, aproximando os acadêmicos da pluralidade que envolve o conceito ampliado de saúde e das diferentes formas de abordagens terapêuticas, fomentando as concepções de saúde e adoecimento e os aspectos culturais que envolvem o cuidado, contribuindo assim para uma formação coerente e contextualizada com os princípios e políticas de saúde do SUS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.