Artigo Anais I CONGREPICS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8334

AS CRIANÇAS, A ESCOLA E AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS/COMPLEMENTARES EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES, AROMATERAPIA, TERAPIA FLORAL Pôster (PO) - Resumo Simples ET-02: As PICS no contexto da Educação
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31724
    "edicao_id" => 72
    "trabalho_id" => 346
    "inscrito_id" => 747
    "titulo" => "AS CRIANÇAS, A ESCOLA E AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS/COMPLEMENTARES EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) integram sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos e foi o referencial do Projeto de Extensão A Escola, a Família e as Praticas Integrativas/Complementares do Departamento de Enfermagem da UFRN. O projeto teve como objetivos: oferta de Kung Fu e atendimento individual e coletivo com Terapia Floral, Aromaterapia e Reiki de alunos da Escola Estadual Izabel Gondim localizada na cidade de Natal/RN; e oferta de cursos de capacitação para docentes, servidores e profissionais de saúde do município de Natal em terapia floral e aromaterapia, com vistas a contribuir com implantação das PICs nas unidades de saúde locais. Metodologia: O projeto utilizou as PICs: (1) Terapia Floral: o sistema utilizado foi o Bush Flower Essence of Australia. Os florais foram utilizadas com posologia de 7 gotas 2 vezes ao dia. Dentre as fórmulas a Cognis Essence foi usada para o aprendizado e auto expressão. (2) Aromaterapia: terapia que envolve o sentido do olfato que utiliza as propriedades curativas das moléculas químicas dos Óleos Essenciais (OE) com objetivo de promover foco, concentração, clareza, objetividade, tranquilidade, serenidade e calma. Os óleos usados: Laranja Doce, Limão Siciliano, Tangerina, Lavanda, Hortelã Pimenta e Eucalipto Globulus. (3) Reiki: energia cósmica aplicada pelo terapeuta pela imposição das mãos. Os alunos foram atendidos individualmente por profissional Mestre em Reiki uma vez a cada 15 dias ou conforme necessidade. (4) Kung Fu: arte marcial oferecida duas vezes por semana com o objetivo de desenvolver disciplina, respeito e concentração. Resultados e Discussão: A implantação das PICs foi avaliada por professores, servidores e alunos, considerando os indicadores: comportamento, realização de atividades, melhoria dos conceitos atribuídos às disciplinas e socialização. Os relatos apontam para diminuição das brigas durante o intervalo e da necessidade da intervenção da direção geral da escola nos conflitos entre alunos, melhoria de conceitos em disciplinas, maior interesse dos alunos nas atividades em sala de aula. Conclusões: É possível afirmar que as PICs são estratégias de mudança no padrão biologizante e medicalizante do cuidado e da promoção da saúde. Promover a oferta das PICs nas escolas lança o desafio de envolver os setores de saúde e educação como co-responsáveis na criação de ações e espaços que integrem às PICs ao seu cotidiano."
    "modalidade" => "Pôster (PO) - Resumo Simples"
    "area_tematica" => "ET-02: As PICS no contexto da Educação"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES, AROMATERAPIA, TERAPIA FLORAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV076_MD7_SA2_ID747_03092017221621.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:44:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HYLARINA MARIA MONTENEGRO DINIZ SILVA"
    "autor_nome_curto" => "HYLARINA DINIZ"
    "autor_email" => "hyldiniz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-congrepics"
    "edicao_nome" => "Anais I CONGREPICS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/congrepics/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f2acd8848_16022020225556.png"
    "edicao_capa" => "5f184a0a424c1_22072020111538.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 46
    "publicacao_nome" => "Anais CONGREPICS"
    "publicacao_codigo" => "2594-8334"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31724
    "edicao_id" => 72
    "trabalho_id" => 346
    "inscrito_id" => 747
    "titulo" => "AS CRIANÇAS, A ESCOLA E AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS/COMPLEMENTARES EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) integram sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos e foi o referencial do Projeto de Extensão A Escola, a Família e as Praticas Integrativas/Complementares do Departamento de Enfermagem da UFRN. O projeto teve como objetivos: oferta de Kung Fu e atendimento individual e coletivo com Terapia Floral, Aromaterapia e Reiki de alunos da Escola Estadual Izabel Gondim localizada na cidade de Natal/RN; e oferta de cursos de capacitação para docentes, servidores e profissionais de saúde do município de Natal em terapia floral e aromaterapia, com vistas a contribuir com implantação das PICs nas unidades de saúde locais. Metodologia: O projeto utilizou as PICs: (1) Terapia Floral: o sistema utilizado foi o Bush Flower Essence of Australia. Os florais foram utilizadas com posologia de 7 gotas 2 vezes ao dia. Dentre as fórmulas a Cognis Essence foi usada para o aprendizado e auto expressão. (2) Aromaterapia: terapia que envolve o sentido do olfato que utiliza as propriedades curativas das moléculas químicas dos Óleos Essenciais (OE) com objetivo de promover foco, concentração, clareza, objetividade, tranquilidade, serenidade e calma. Os óleos usados: Laranja Doce, Limão Siciliano, Tangerina, Lavanda, Hortelã Pimenta e Eucalipto Globulus. (3) Reiki: energia cósmica aplicada pelo terapeuta pela imposição das mãos. Os alunos foram atendidos individualmente por profissional Mestre em Reiki uma vez a cada 15 dias ou conforme necessidade. (4) Kung Fu: arte marcial oferecida duas vezes por semana com o objetivo de desenvolver disciplina, respeito e concentração. Resultados e Discussão: A implantação das PICs foi avaliada por professores, servidores e alunos, considerando os indicadores: comportamento, realização de atividades, melhoria dos conceitos atribuídos às disciplinas e socialização. Os relatos apontam para diminuição das brigas durante o intervalo e da necessidade da intervenção da direção geral da escola nos conflitos entre alunos, melhoria de conceitos em disciplinas, maior interesse dos alunos nas atividades em sala de aula. Conclusões: É possível afirmar que as PICs são estratégias de mudança no padrão biologizante e medicalizante do cuidado e da promoção da saúde. Promover a oferta das PICs nas escolas lança o desafio de envolver os setores de saúde e educação como co-responsáveis na criação de ações e espaços que integrem às PICs ao seu cotidiano."
    "modalidade" => "Pôster (PO) - Resumo Simples"
    "area_tematica" => "ET-02: As PICS no contexto da Educação"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES, AROMATERAPIA, TERAPIA FLORAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV076_MD7_SA2_ID747_03092017221621.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:44:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HYLARINA MARIA MONTENEGRO DINIZ SILVA"
    "autor_nome_curto" => "HYLARINA DINIZ"
    "autor_email" => "hyldiniz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-congrepics"
    "edicao_nome" => "Anais I CONGREPICS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/congrepics/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f2acd8848_16022020225556.png"
    "edicao_capa" => "5f184a0a424c1_22072020111538.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 46
    "publicacao_nome" => "Anais CONGREPICS"
    "publicacao_codigo" => "2594-8334"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) integram sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos e foi o referencial do Projeto de Extensão A Escola, a Família e as Praticas Integrativas/Complementares do Departamento de Enfermagem da UFRN. O projeto teve como objetivos: oferta de Kung Fu e atendimento individual e coletivo com Terapia Floral, Aromaterapia e Reiki de alunos da Escola Estadual Izabel Gondim localizada na cidade de Natal/RN; e oferta de cursos de capacitação para docentes, servidores e profissionais de saúde do município de Natal em terapia floral e aromaterapia, com vistas a contribuir com implantação das PICs nas unidades de saúde locais. Metodologia: O projeto utilizou as PICs: (1) Terapia Floral: o sistema utilizado foi o Bush Flower Essence of Australia. Os florais foram utilizadas com posologia de 7 gotas 2 vezes ao dia. Dentre as fórmulas a Cognis Essence foi usada para o aprendizado e auto expressão. (2) Aromaterapia: terapia que envolve o sentido do olfato que utiliza as propriedades curativas das moléculas químicas dos Óleos Essenciais (OE) com objetivo de promover foco, concentração, clareza, objetividade, tranquilidade, serenidade e calma. Os óleos usados: Laranja Doce, Limão Siciliano, Tangerina, Lavanda, Hortelã Pimenta e Eucalipto Globulus. (3) Reiki: energia cósmica aplicada pelo terapeuta pela imposição das mãos. Os alunos foram atendidos individualmente por profissional Mestre em Reiki uma vez a cada 15 dias ou conforme necessidade. (4) Kung Fu: arte marcial oferecida duas vezes por semana com o objetivo de desenvolver disciplina, respeito e concentração. Resultados e Discussão: A implantação das PICs foi avaliada por professores, servidores e alunos, considerando os indicadores: comportamento, realização de atividades, melhoria dos conceitos atribuídos às disciplinas e socialização. Os relatos apontam para diminuição das brigas durante o intervalo e da necessidade da intervenção da direção geral da escola nos conflitos entre alunos, melhoria de conceitos em disciplinas, maior interesse dos alunos nas atividades em sala de aula. Conclusões: É possível afirmar que as PICs são estratégias de mudança no padrão biologizante e medicalizante do cuidado e da promoção da saúde. Promover a oferta das PICs nas escolas lança o desafio de envolver os setores de saúde e educação como co-responsáveis na criação de ações e espaços que integrem às PICs ao seu cotidiano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.