Artigo Anais I CONGREPICS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8334

A CONTRIBUIÇÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE PARA O PROCESSO DE (AUTO) FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE, TRANSDISCIPLINARIDADE, AUTOFORMAÇÃO DOCENTE Pôster (PO) - Resumo Expandido ET-02: As PICS no contexto da Educação
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31657
    "edicao_id" => 72
    "trabalho_id" => 100
    "inscrito_id" => 5
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE PARA O PROCESSO DE (AUTO) FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Objetivou-se neste relatar a experiência do processo de formação e autoformação docente através dos pressupostos da transdisciplinaridade com a utilização das práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) como integradoras e facilitadoras da autoformação docente. Trata-se de um relato de experiência de parte do estudo que iniciou no ano de 2016 e está em andamento, neste optou-se pela pesquisa-ação existencial de cunho Interativo com aplicação metodológica qualitativa cujos participantes foram docentes do curso de graduação em enfermagem de uma instituição de nível superior situada no Estado do Rio Grande do Norte. Foram realizadas oficinas autoformativas utilizando como instrumentos norteadores do processo as PICS, por meio destas os sujeitos foram estimulados a se perceberem como autocriadores dos seus contextos de vida refletindo positivamente para o processo autoformativo dos docentes participantes, Constituindo portanto a edificação de saberes para a vida, condizente com as realidades de cada indivíduo refletindo diretamente na sua atuação diante de uma  formação harmoniosa e significativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO) - Resumo Expandido"
    "area_tematica" => "ET-02: As PICS no contexto da Educação"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE, TRANSDISCIPLINARIDADE, AUTOFORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV076_MD4_SA2_ID5_25082017200331.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:44:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABEL CRISTINA AMARAL DE SOUSA ROSSO NELSON"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL AMARAL"
    "autor_email" => "isacristas@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-congrepics"
    "edicao_nome" => "Anais I CONGREPICS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/congrepics/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f2acd8848_16022020225556.png"
    "edicao_capa" => "5f184a0a424c1_22072020111538.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 46
    "publicacao_nome" => "Anais CONGREPICS"
    "publicacao_codigo" => "2594-8334"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31657
    "edicao_id" => 72
    "trabalho_id" => 100
    "inscrito_id" => 5
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE PARA O PROCESSO DE (AUTO) FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "Objetivou-se neste relatar a experiência do processo de formação e autoformação docente através dos pressupostos da transdisciplinaridade com a utilização das práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) como integradoras e facilitadoras da autoformação docente. Trata-se de um relato de experiência de parte do estudo que iniciou no ano de 2016 e está em andamento, neste optou-se pela pesquisa-ação existencial de cunho Interativo com aplicação metodológica qualitativa cujos participantes foram docentes do curso de graduação em enfermagem de uma instituição de nível superior situada no Estado do Rio Grande do Norte. Foram realizadas oficinas autoformativas utilizando como instrumentos norteadores do processo as PICS, por meio destas os sujeitos foram estimulados a se perceberem como autocriadores dos seus contextos de vida refletindo positivamente para o processo autoformativo dos docentes participantes, Constituindo portanto a edificação de saberes para a vida, condizente com as realidades de cada indivíduo refletindo diretamente na sua atuação diante de uma  formação harmoniosa e significativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO) - Resumo Expandido"
    "area_tematica" => "ET-02: As PICS no contexto da Educação"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE, TRANSDISCIPLINARIDADE, AUTOFORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV076_MD4_SA2_ID5_25082017200331.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:44:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABEL CRISTINA AMARAL DE SOUSA ROSSO NELSON"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL AMARAL"
    "autor_email" => "isacristas@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-congrepics"
    "edicao_nome" => "Anais I CONGREPICS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/congrepics/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f2acd8848_16022020225556.png"
    "edicao_capa" => "5f184a0a424c1_22072020111538.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 46
    "publicacao_nome" => "Anais CONGREPICS"
    "publicacao_codigo" => "2594-8334"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

Objetivou-se neste relatar a experiência do processo de formação e autoformação docente através dos pressupostos da transdisciplinaridade com a utilização das práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) como integradoras e facilitadoras da autoformação docente. Trata-se de um relato de experiência de parte do estudo que iniciou no ano de 2016 e está em andamento, neste optou-se pela pesquisa-ação existencial de cunho Interativo com aplicação metodológica qualitativa cujos participantes foram docentes do curso de graduação em enfermagem de uma instituição de nível superior situada no Estado do Rio Grande do Norte. Foram realizadas oficinas autoformativas utilizando como instrumentos norteadores do processo as PICS, por meio destas os sujeitos foram estimulados a se perceberem como autocriadores dos seus contextos de vida refletindo positivamente para o processo autoformativo dos docentes participantes, Constituindo portanto a edificação de saberes para a vida, condizente com as realidades de cada indivíduo refletindo diretamente na sua atuação diante de uma formação harmoniosa e significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.