MACÊDO, Valber Da Silva et al.. Horta no ambiente escolar: relato de experiência. Anais I CONGREPICS... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/31643>. Acesso em: 22/12/2024 07:00
INTRODUÇÃO: A promoção da saúde no meio escolar é primordial. A escola como espaço social, local de convivência, neste ambiente entre aprender e ensinar, estudantes, técnicos e professores passam grande parte de sua vida. Neste contexto, a horta na escola se torna alternativa de unir o lúdico ao meio ambiente. OBJETIVO: Relatar experiência de implantação de horta escolar visando propiciar educação ambiental para saúde. METODOLOGIA: Trata-se de relato de experiência, utilizando-se de metodologia ativa do tipo Problematização, realizada no período de fevereiro a agosto de 2017, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Félix Araújo, situada na cidade de Campina Grande-PB. Foram assistidos estudantes do 1° ao 3° ano do ensino fundamental I, de ambos os sexos e todas as idades. No primeiro momento, realizou-se levantamento acerca do uso, constância e conhecimento acerca de vegetais, sejam hortaliças ou plantas medicinais. Em seguida, semanalmente, foram efetivadas palestras acerca do uso de plantas medicinais e sua importância para saúde. Por fim, ocorreu a construção de horta vertical utilizando garrafas pets. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a implementação da horta, observou-se comportamento diferente do alunado, vez que estes tiveram a oportunidade de realizar tarefas em grupo, desenvolvendo espírito coletivo, maior contato com a natureza e conhecimento dos benefícios que vegetais trazem a saúde. O laboratório vivo possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar unindo teoria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e estreitando relações por intermédio da promoção do trabalho coletivo e cooperado entre agentes sociais envolvidos (MORGADO, 2006). Assim, tornando mais próximo o contato dos alunos com o ambiente verde, preservando-o. CONCLUSÕES: A horta incorporada no âmbito escolar auxilia de forma expressiva a formação do estudante. Houve reflexão dos atores da escola acerca de diferentes áreas de conhecimento, englobando educação ambiental, alimentar e cuidados com saúde. A educação em saúde contribui de maneira significativa na aprendizagem e atenção para melhoria na qualidade de vida escolar.