O USO DE FANTOCHES COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31586 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 545 "inscrito_id" => 1326 "titulo" => "O USO DE FANTOCHES COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA." "resumo" => "Introdução: As aulas de Educação Física para a educação infantil ainda são consideradas como novidade para muitos educadores, que por algumas vezes, erroneamente, confundem o papel do professor de Educação Física com a do recreador devido à presença da ludicidade nas aulas. Contudo, Dohme1 afirma que o uso do lúdico é a melhor forma de transmissão de conhecimentos; auxilia no interesse, motivação, engajamento, avaliação e fixação do conteúdo apresentado, assim como a BNCC2, apresenta como importante a organização das unidades temáticas, que se baseia na compreensão de que o caráter lúdico está presente em todas as práticas corporais, ainda que essa não seja a finalidade da Educação Física na escola. No ano de 2017, o PIBID - Educação Física foi implantado na Escola Municipal Deputado Petrônio Figueiredo, em Campina Grande/PB; o que trouxe incentivo e aperfeiçoamento nas aulas de Educação Física com novas estratégias de ensino e práticas educativas no ensino fundamental I. Este trabalho tem por objetivo relatar e discutir a experiência vivenciada com o teatro de fantoches, proporcionando o aprendizado no universo da criança, respeitando as características próprias da faixa etária. Metodologia: O teatro de fantoches utilizado nas abordagens temáticas do conteúdo dança e tema transversal meio ambiente, mediante à necessidade da orientação para a preservação do mesmo, foi embasado nas representações de momentos, situações problemas, envolvendo uma prática coletiva e social, presente na comunidade escolar. Durante quatro semanas, os alunos entre 4 a 8 anos, foram instruídos com atividades de conscientização, visando alcançar a integralidade, abranger a criatividade, o faz-de-conta e o aprendizado por meio de atividades de desenho, pintura/colagem. Para o planejamento, desenvolvimento e elaboração, a equipe de bolsistas PIBID, desenvolveu atividades de produção e elaboração das histórias, organização e execução do plano proposto. Abordou-se os seguintes aspectos: problemas ambientais e suas causas, reciclagem do lixo e os malefícios de não cuidar do planeta. Sabendo da importância do planejamento, promovemos a realização de ensaios a fim de aperfeiçoar a interação entre os fantoches, gerar segurança na apresentação e mensurar o tempo das aulas. As aulas aconteceram na sala de leitura, onde o cenário já estava montado, gerando muita curiosidade nos alunos antes das apresentações. Durante as apresentações foi notório o fascínio pela nova forma de aprender. Resultados e Discussão: Andraus3 refere que a dramatização e o teatro de fantoches são mais eficazes que exposição dialogada e demonstração. É importante voltarmos a atenção sobre o quanto ensinar brincando é a melhor estratégia, sabendo que, ao final de cada apresentação do teatro de fantoches, era perguntado sobre o que foi aprendido e também entregávamos desenhos/folhas em branco para colorir/desenhar para ser utilizado como forma de avaliação. Conclusões: Diante do exposto, percebe-se a importância da ludicidade nas aulas de Educação Física, principalmente na educação infantil, como forma de aprendizagem e prática educativa. É notório que o indivíduo aprende e apreende com mais facilidade o conteúdo abordado, desenvolvendo ainda mais o conhecimento quando tratado de forma crítica e criativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "FANTOCHES, EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID1326_13092017101734.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS FERREIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCAS F. SILVA" "autor_email" => "lucasfsilvaba@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31586 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 545 "inscrito_id" => 1326 "titulo" => "O USO DE FANTOCHES COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA." "resumo" => "Introdução: As aulas de Educação Física para a educação infantil ainda são consideradas como novidade para muitos educadores, que por algumas vezes, erroneamente, confundem o papel do professor de Educação Física com a do recreador devido à presença da ludicidade nas aulas. Contudo, Dohme1 afirma que o uso do lúdico é a melhor forma de transmissão de conhecimentos; auxilia no interesse, motivação, engajamento, avaliação e fixação do conteúdo apresentado, assim como a BNCC2, apresenta como importante a organização das unidades temáticas, que se baseia na compreensão de que o caráter lúdico está presente em todas as práticas corporais, ainda que essa não seja a finalidade da Educação Física na escola. No ano de 2017, o PIBID - Educação Física foi implantado na Escola Municipal Deputado Petrônio Figueiredo, em Campina Grande/PB; o que trouxe incentivo e aperfeiçoamento nas aulas de Educação Física com novas estratégias de ensino e práticas educativas no ensino fundamental I. Este trabalho tem por objetivo relatar e discutir a experiência vivenciada com o teatro de fantoches, proporcionando o aprendizado no universo da criança, respeitando as características próprias da faixa etária. Metodologia: O teatro de fantoches utilizado nas abordagens temáticas do conteúdo dança e tema transversal meio ambiente, mediante à necessidade da orientação para a preservação do mesmo, foi embasado nas representações de momentos, situações problemas, envolvendo uma prática coletiva e social, presente na comunidade escolar. Durante quatro semanas, os alunos entre 4 a 8 anos, foram instruídos com atividades de conscientização, visando alcançar a integralidade, abranger a criatividade, o faz-de-conta e o aprendizado por meio de atividades de desenho, pintura/colagem. Para o planejamento, desenvolvimento e elaboração, a equipe de bolsistas PIBID, desenvolveu atividades de produção e elaboração das histórias, organização e execução do plano proposto. Abordou-se os seguintes aspectos: problemas ambientais e suas causas, reciclagem do lixo e os malefícios de não cuidar do planeta. Sabendo da importância do planejamento, promovemos a realização de ensaios a fim de aperfeiçoar a interação entre os fantoches, gerar segurança na apresentação e mensurar o tempo das aulas. As aulas aconteceram na sala de leitura, onde o cenário já estava montado, gerando muita curiosidade nos alunos antes das apresentações. Durante as apresentações foi notório o fascínio pela nova forma de aprender. Resultados e Discussão: Andraus3 refere que a dramatização e o teatro de fantoches são mais eficazes que exposição dialogada e demonstração. É importante voltarmos a atenção sobre o quanto ensinar brincando é a melhor estratégia, sabendo que, ao final de cada apresentação do teatro de fantoches, era perguntado sobre o que foi aprendido e também entregávamos desenhos/folhas em branco para colorir/desenhar para ser utilizado como forma de avaliação. Conclusões: Diante do exposto, percebe-se a importância da ludicidade nas aulas de Educação Física, principalmente na educação infantil, como forma de aprendizagem e prática educativa. É notório que o indivíduo aprende e apreende com mais facilidade o conteúdo abordado, desenvolvendo ainda mais o conhecimento quando tratado de forma crítica e criativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "FANTOCHES, EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID1326_13092017101734.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS FERREIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCAS F. SILVA" "autor_email" => "lucasfsilvaba@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }