RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM TEA, ALEGRIAS E DESAFIOS
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31397 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 657 "inscrito_id" => 126 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM TEA, ALEGRIAS E DESAFIOS" "resumo" => "Os processos de aprendizagem pedem situações na qual existam relações dialéticas, onde há um sujeito que busca o saber e um mediador/instrumento que facilita no processo de apreensão de conteúdo. Pensar nessa relação no caso no sujeito com TEA (Transtorno do Espectro Autista) é expandir a reflexão e buscar estratégias novas de estimulação e facilitação no processo de ensino/aprendizagem. De acordo com Fonseca e Ciola (2016) a definição de TEA é de que se trata de um grupo de desordens que ocasionam a alteração do desenvolvimento dos caminhos usuais para a comunicação, interação social e as áreas restritas de interesse. Assim esse trabalho se norteia a partir da experiência escolar de uma criança diagnosticada com TEA matriculada numa escola de ensino regular da cidade de Campina Grande, o seu processo de alfabetização e relação com a escola. Além da importância da interação e comunicação multiprofissional que acompanha o sujeito com esse quadro clínico, família com a escola, de como essa rede de contatos sequenciam no bom estímulo e apoio para o desempenho da criança, ocasionando em bons resultados na área pedagógica, assim como noutras áreas como a comunicação e interação da criança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "TEA, PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, LINGUAGEM, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID126_20092017161635.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRISVANIA EMANUELLY NAQUE FREITAS" "autor_nome_curto" => "IRIS" "autor_email" => "irisnaque@gmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31397 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 657 "inscrito_id" => 126 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM TEA, ALEGRIAS E DESAFIOS" "resumo" => "Os processos de aprendizagem pedem situações na qual existam relações dialéticas, onde há um sujeito que busca o saber e um mediador/instrumento que facilita no processo de apreensão de conteúdo. Pensar nessa relação no caso no sujeito com TEA (Transtorno do Espectro Autista) é expandir a reflexão e buscar estratégias novas de estimulação e facilitação no processo de ensino/aprendizagem. De acordo com Fonseca e Ciola (2016) a definição de TEA é de que se trata de um grupo de desordens que ocasionam a alteração do desenvolvimento dos caminhos usuais para a comunicação, interação social e as áreas restritas de interesse. Assim esse trabalho se norteia a partir da experiência escolar de uma criança diagnosticada com TEA matriculada numa escola de ensino regular da cidade de Campina Grande, o seu processo de alfabetização e relação com a escola. Além da importância da interação e comunicação multiprofissional que acompanha o sujeito com esse quadro clínico, família com a escola, de como essa rede de contatos sequenciam no bom estímulo e apoio para o desempenho da criança, ocasionando em bons resultados na área pedagógica, assim como noutras áreas como a comunicação e interação da criança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "TEA, PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, LINGUAGEM, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID126_20092017161635.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRISVANIA EMANUELLY NAQUE FREITAS" "autor_nome_curto" => "IRIS" "autor_email" => "irisnaque@gmail.com" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }