PRÁTICAS DE LETRAMENTO NAS AULAS DE HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31369 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 78 "inscrito_id" => 720 "titulo" => "PRÁTICAS DE LETRAMENTO NAS AULAS DE HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "Mesmo com o progresso referente à universalização do ensino escolar no Brasil, a escola não tem gerado o domínio da linguagem culta aos estudantes brasileiros. A leitura e escrita precárias geram dificuldades na aprendizagem dos assuntos específicos de cada campo do conhecimento e se os discentes não conseguem compreender análises simples, fica evidenciado que não conseguirão dominar as análises históricas que costumam ser mais complexas e exigem noções críticas mais amplas para gerar a capacidade escrita. Logo, para alcançar fins da disciplina, os professores de História necessitam se comprometer também com o desenvolvimento da leitura e da escrita de seus alunos. Só com oportunidades efetivas de leitura e de escrita pode-se superar a mera reprodução, a partir da qual o aluno decodifica as letras, mas não compreende e nem discute o que foi lido, respondendo questionários de forma mecânica sem reflexão ou questionamento. Nesse sentido, sabendo-se da pouca familiaridade dos estudantes brasileiros com a leitura e com a escrita efetivas, reforça-se a necessidade de uma intervenção pedagógica mais precisa por professores de todas as áreas do conhecimento, incluindo a História. Dito isto, intenta-se, por meio deste trabalho, relatar experiências de atividades de letramento promotoras da aprendizagem no ensino de História. Para tanto, as contribuições teóricas acerca do letramento, sobretudo no processo de ensino-aprendizagem de História, foram relacionadas às aplicações de três atividades de letramento – “Noticiário da Grande Guerra”; “Diário da Primeira Guerra”; “Cartas da Primeira Guerra Mundial” – nas aulas de História, enfocando as vantagens de seu desenvolvimento nas aulas desse campo do conhecimento e para este. As aplicações das atividades de letramento mostraram um caminho potencial para o professor da referida disciplina assumir seu papel também no ensino de História relacionado ao ensino da leitura, da escrita e da aprendizagem, evidenciando a importância do letramento enquanto estratégia didática no âmbito da aula dessa área do saber para compreensão dos seus conteúdos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD15 - Didática" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA, ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, PIBID, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA15_ID720_11082017105725.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TISSIANE EMANUELLA ALBUQUERQUE GOMES" "autor_nome_curto" => "TISSIANE GOMES" "autor_email" => "tissiane_emanu@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31369 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 78 "inscrito_id" => 720 "titulo" => "PRÁTICAS DE LETRAMENTO NAS AULAS DE HISTÓRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "Mesmo com o progresso referente à universalização do ensino escolar no Brasil, a escola não tem gerado o domínio da linguagem culta aos estudantes brasileiros. A leitura e escrita precárias geram dificuldades na aprendizagem dos assuntos específicos de cada campo do conhecimento e se os discentes não conseguem compreender análises simples, fica evidenciado que não conseguirão dominar as análises históricas que costumam ser mais complexas e exigem noções críticas mais amplas para gerar a capacidade escrita. Logo, para alcançar fins da disciplina, os professores de História necessitam se comprometer também com o desenvolvimento da leitura e da escrita de seus alunos. Só com oportunidades efetivas de leitura e de escrita pode-se superar a mera reprodução, a partir da qual o aluno decodifica as letras, mas não compreende e nem discute o que foi lido, respondendo questionários de forma mecânica sem reflexão ou questionamento. Nesse sentido, sabendo-se da pouca familiaridade dos estudantes brasileiros com a leitura e com a escrita efetivas, reforça-se a necessidade de uma intervenção pedagógica mais precisa por professores de todas as áreas do conhecimento, incluindo a História. Dito isto, intenta-se, por meio deste trabalho, relatar experiências de atividades de letramento promotoras da aprendizagem no ensino de História. Para tanto, as contribuições teóricas acerca do letramento, sobretudo no processo de ensino-aprendizagem de História, foram relacionadas às aplicações de três atividades de letramento – “Noticiário da Grande Guerra”; “Diário da Primeira Guerra”; “Cartas da Primeira Guerra Mundial” – nas aulas de História, enfocando as vantagens de seu desenvolvimento nas aulas desse campo do conhecimento e para este. As aplicações das atividades de letramento mostraram um caminho potencial para o professor da referida disciplina assumir seu papel também no ensino de História relacionado ao ensino da leitura, da escrita e da aprendizagem, evidenciando a importância do letramento enquanto estratégia didática no âmbito da aula dessa área do saber para compreensão dos seus conteúdos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD15 - Didática" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA, ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, PIBID, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA15_ID720_11082017105725.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TISSIANE EMANUELLA ALBUQUERQUE GOMES" "autor_nome_curto" => "TISSIANE GOMES" "autor_email" => "tissiane_emanu@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }