FORMAÇÃO ESCOLAR EM DESCOMPASSO
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31227 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 583 "inscrito_id" => 94 "titulo" => "FORMAÇÃO ESCOLAR EM DESCOMPASSO" "resumo" => "Esse artigo propõe a desnaturalização da concepção moderna de formação escolar. Por meio da historicização da escola enquanto instituição- instituinte. Nesse sentido, busca inicialmente falar como a escola foi pensada e formulada para atender interesses que emergiram com os estados nacionais modernos, no intuito de formar cidadãos capacitados a habitar as novas concepções de mundo moderno-europeu-masculino-ocidental. Construindo ciências, saberes, e identidades, legitimadas socialmente a partir de redes simbólicas de saber-poder. Para tanto, essa revisitação do modelo europeu de escolarização, é realizada em correlação com as influências que chegam ao Brasil na virada do século XIX, para o XX, e ainda permanecem significativas. Partindo em um exercício cartográfico, que busca reler a delimitação de posições-de-sujeitos, classificações e nomeações, que estão no cerne da escola que inclui para excluir, quem escapa das normatizações. Estranhando esse modelo escolar dado por naturalizado, esse texto sugere pôr em questão a formação escolar, e as posições e identidades pré-estabelecidas sobre sujeitos docentes e discentes que habitam as escolas. Assim, a partir de experiências docentes que marcam minhas vivências escolares, enquanto professora, busco sinalizar que o que vivemos hoje nas escolas, e muitos denominam por “crise escolar”, parece ser o descompasso de estarmos apegados a concepção moderna de escola, em tempos pós-modernos. Logo, deformar, no sentido de dar novas formas, talvez seja mais interessante que formar, no sentido tradicional de escolarização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESCOLA, FORMAÇÃO, IDENTIDADES, DOCENTE, DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID94_14092017165221.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELLA DE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAFAELLA SILVA" "autor_email" => "lela_cubati@yahoo.com.br" "autor_ies" => "USP/UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31227 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 583 "inscrito_id" => 94 "titulo" => "FORMAÇÃO ESCOLAR EM DESCOMPASSO" "resumo" => "Esse artigo propõe a desnaturalização da concepção moderna de formação escolar. Por meio da historicização da escola enquanto instituição- instituinte. Nesse sentido, busca inicialmente falar como a escola foi pensada e formulada para atender interesses que emergiram com os estados nacionais modernos, no intuito de formar cidadãos capacitados a habitar as novas concepções de mundo moderno-europeu-masculino-ocidental. Construindo ciências, saberes, e identidades, legitimadas socialmente a partir de redes simbólicas de saber-poder. Para tanto, essa revisitação do modelo europeu de escolarização, é realizada em correlação com as influências que chegam ao Brasil na virada do século XIX, para o XX, e ainda permanecem significativas. Partindo em um exercício cartográfico, que busca reler a delimitação de posições-de-sujeitos, classificações e nomeações, que estão no cerne da escola que inclui para excluir, quem escapa das normatizações. Estranhando esse modelo escolar dado por naturalizado, esse texto sugere pôr em questão a formação escolar, e as posições e identidades pré-estabelecidas sobre sujeitos docentes e discentes que habitam as escolas. Assim, a partir de experiências docentes que marcam minhas vivências escolares, enquanto professora, busco sinalizar que o que vivemos hoje nas escolas, e muitos denominam por “crise escolar”, parece ser o descompasso de estarmos apegados a concepção moderna de escola, em tempos pós-modernos. Logo, deformar, no sentido de dar novas formas, talvez seja mais interessante que formar, no sentido tradicional de escolarização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ESCOLA, FORMAÇÃO, IDENTIDADES, DOCENTE, DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID94_14092017165221.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELLA DE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAFAELLA SILVA" "autor_email" => "lela_cubati@yahoo.com.br" "autor_ies" => "USP/UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }