ESPAÇO FORMAL E NÃO FORMAL NO ENSINO-APRENDIZADO DA DISCIPLINA DE GEOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31211 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 4 "inscrito_id" => 64 "titulo" => "ESPAÇO FORMAL E NÃO FORMAL NO ENSINO-APRENDIZADO DA DISCIPLINA DE GEOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente relato descreve as experiências vivenciadas com as atividades de aulas nos espaços formal e não-formal na Universidade Católica de Pernambuco com uma turma mista de Engenharia Ambiental e Biologia na disciplina de Geologia Ambiental no período noturno, pois, cada vez mais a educação em geral vem assumindo um papel cada vez mais importante, ao mesmo passo indispensável na formação de cidadãos, ou seja, indivíduos que possam ser considerados agentes sociais. Nesse contexto, a educação não formal tem a missão de complementar os conhecimentos que alunos da educação superior assimilam dentro do sistema de educação formal. A educação não-formal é aquela para além dos muros da universidade, procurando socializar os indivíduos, desenvolver hábitos, atitudes, comportamentos, modos de pensar e se expressar no uso da linguagem. Sua finalidade é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que entorna os indivíduos e suas relações sociais, se comprometendo com a formação humana e ambiental. Nesse espaço, o professor de Geologia amplia as possibilidades de ensino ao oferecer outros espaços de aprendizagem, tendo assim maior flexibilidade com relação ao tempo, espaço e métodos de ensino-aprendizagem. Um dos recursos mais utilizados pelos professores como aula prática têm sido as trilhas interpretativas em ambientes como reservas ecológicas, parques estaduais, com atividades complementares a essas trilhas, que podem ser as mais variadas. O objetivo deste trabalho foi mostrar a utilização de práticas científicas em laboratório integradas às trilhas interpretadas, buscando a complementariedade do ensino. Os resultados mostram que aulas de geologia se tornam muito mais interessantes, despertando e motivando o aluno através das aulas realizadas no espaço formal e não–formal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "EDUCACIONAL, INTERDISCIPLINARIDADE, PERCEPTIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID64_28032017203439.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO JUNIOR DA CONCEICAO" "autor_nome_curto" => "EDUARDO JUNIOR" "autor_email" => "juniorconceicao32@gmail.c" "autor_ies" => "UNICAP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31211 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 4 "inscrito_id" => 64 "titulo" => "ESPAÇO FORMAL E NÃO FORMAL NO ENSINO-APRENDIZADO DA DISCIPLINA DE GEOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente relato descreve as experiências vivenciadas com as atividades de aulas nos espaços formal e não-formal na Universidade Católica de Pernambuco com uma turma mista de Engenharia Ambiental e Biologia na disciplina de Geologia Ambiental no período noturno, pois, cada vez mais a educação em geral vem assumindo um papel cada vez mais importante, ao mesmo passo indispensável na formação de cidadãos, ou seja, indivíduos que possam ser considerados agentes sociais. Nesse contexto, a educação não formal tem a missão de complementar os conhecimentos que alunos da educação superior assimilam dentro do sistema de educação formal. A educação não-formal é aquela para além dos muros da universidade, procurando socializar os indivíduos, desenvolver hábitos, atitudes, comportamentos, modos de pensar e se expressar no uso da linguagem. Sua finalidade é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que entorna os indivíduos e suas relações sociais, se comprometendo com a formação humana e ambiental. Nesse espaço, o professor de Geologia amplia as possibilidades de ensino ao oferecer outros espaços de aprendizagem, tendo assim maior flexibilidade com relação ao tempo, espaço e métodos de ensino-aprendizagem. Um dos recursos mais utilizados pelos professores como aula prática têm sido as trilhas interpretativas em ambientes como reservas ecológicas, parques estaduais, com atividades complementares a essas trilhas, que podem ser as mais variadas. O objetivo deste trabalho foi mostrar a utilização de práticas científicas em laboratório integradas às trilhas interpretadas, buscando a complementariedade do ensino. Os resultados mostram que aulas de geologia se tornam muito mais interessantes, despertando e motivando o aluno através das aulas realizadas no espaço formal e não–formal." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "EDUCACIONAL, INTERDISCIPLINARIDADE, PERCEPTIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID64_28032017203439.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO JUNIOR DA CONCEICAO" "autor_nome_curto" => "EDUARDO JUNIOR" "autor_email" => "juniorconceicao32@gmail.c" "autor_ies" => "UNICAP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }