DANÇAS POPULARES NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: PRÁTICA PEDAGÓGICA CRÍTICA E EMANCIPATÓRIA
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31144 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 610 "inscrito_id" => 1370 "titulo" => "DANÇAS POPULARES NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: PRÁTICA PEDAGÓGICA CRÍTICA E EMANCIPATÓRIA" "resumo" => "As danças populares demonstram ser um excelente instrumento pedagógico para a aprendizagem, o desenvolvimento das potencialidades e fortalecimento das relações socioculturais, auxiliando fortemente na construção do conhecimento, subsidiando ações tanto na prática docente como na emancipação do aluno. Esta pesquisa objetiva analisar e pensar abordagens para problematizar, articular, criticar e transformar as relações entre a dança, o ensino e a sociedade, proporcionando ao aluno descobertas, criações e explorações do corpo e do mundo enquanto ser cultural, histórico e social. Foi planejada durante a idealização do II Festival de Danças Populares, realizado em Agosto de 2017, com alunos de Educação Física Infantil (5 e 6 anos) da Rede Pública de João Pessoa-PB. Pelo caráter do estudo a investigação se orientou pelos princípios da pesquisa-ação. Possui natureza empírica com abordagem qualitativa, abrangendo o pesquisador, as pessoas envolvidas e o ambiente onde ocorre. Priorizou-se trabalhar com a necessidade de uma concepção dinâmica da realidade social, fazendo com que o sujeito seja visto como parte de um todo, no qual é enfatizado mais o processo do que o produto, gerando dialeticamente um saber fazer e um entendimento sobre esse fazer. Os alunos transformaram em símbolos aquilo que experimentaram cor¬poralmente e o conhecimento se construiu, inicialmente, sob a forma de ação. Esta é necessária para compreender e externar significados presentes no contexto histórico-cultural que se vive. Assim, o corpo passa a ser a expressão do gênero, etnia, faixa etária, crença e classe social. O ensino e vivência das danças populares ofereceram subsídios para compreender, desconstruir, revelar e transformar as relações estabelecidas entre corpo, história, sociedade e política, conscientizando os alunos das suas potencialidades, aumentando seus poderes de transformação e suas habilidades de comunicação. A Educação Física não deve usar a dança para reproduzir movimentos mecânicos pobres de significados e sentidos e com foco em valores culturais não homogêneos. Portanto, é necessário não apenas contemplar os conteúdos, mas identificá-los, vivenciá-los e interpretá-los corporalmente de maneira crítica e emancipatória tornando o aluno um agente transformador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, DANÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID1370_14092017222451.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS JOSÉ ANDRADE LIMA" "autor_nome_curto" => "MARCOS ANDRADE" "autor_email" => "marcosandrade.saude@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31144 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 610 "inscrito_id" => 1370 "titulo" => "DANÇAS POPULARES NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: PRÁTICA PEDAGÓGICA CRÍTICA E EMANCIPATÓRIA" "resumo" => "As danças populares demonstram ser um excelente instrumento pedagógico para a aprendizagem, o desenvolvimento das potencialidades e fortalecimento das relações socioculturais, auxiliando fortemente na construção do conhecimento, subsidiando ações tanto na prática docente como na emancipação do aluno. Esta pesquisa objetiva analisar e pensar abordagens para problematizar, articular, criticar e transformar as relações entre a dança, o ensino e a sociedade, proporcionando ao aluno descobertas, criações e explorações do corpo e do mundo enquanto ser cultural, histórico e social. Foi planejada durante a idealização do II Festival de Danças Populares, realizado em Agosto de 2017, com alunos de Educação Física Infantil (5 e 6 anos) da Rede Pública de João Pessoa-PB. Pelo caráter do estudo a investigação se orientou pelos princípios da pesquisa-ação. Possui natureza empírica com abordagem qualitativa, abrangendo o pesquisador, as pessoas envolvidas e o ambiente onde ocorre. Priorizou-se trabalhar com a necessidade de uma concepção dinâmica da realidade social, fazendo com que o sujeito seja visto como parte de um todo, no qual é enfatizado mais o processo do que o produto, gerando dialeticamente um saber fazer e um entendimento sobre esse fazer. Os alunos transformaram em símbolos aquilo que experimentaram cor¬poralmente e o conhecimento se construiu, inicialmente, sob a forma de ação. Esta é necessária para compreender e externar significados presentes no contexto histórico-cultural que se vive. Assim, o corpo passa a ser a expressão do gênero, etnia, faixa etária, crença e classe social. O ensino e vivência das danças populares ofereceram subsídios para compreender, desconstruir, revelar e transformar as relações estabelecidas entre corpo, história, sociedade e política, conscientizando os alunos das suas potencialidades, aumentando seus poderes de transformação e suas habilidades de comunicação. A Educação Física não deve usar a dança para reproduzir movimentos mecânicos pobres de significados e sentidos e com foco em valores culturais não homogêneos. Portanto, é necessário não apenas contemplar os conteúdos, mas identificá-los, vivenciá-los e interpretá-los corporalmente de maneira crítica e emancipatória tornando o aluno um agente transformador." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, EDUCAÇÃO INFANTIL, DANÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID1370_14092017222451.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS JOSÉ ANDRADE LIMA" "autor_nome_curto" => "MARCOS ANDRADE" "autor_email" => "marcosandrade.saude@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }