Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

APRENDENDO COM A INICIAÇÃO CIENTÍFICA: FORMAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA EM ODONTOLOGIA A PARTIR DO CONHECIMENTO SOBRE O ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE BUCAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EM ODONTOLOGIA, PESQUISA EM ODONTOLOGIA, SERVIÇOS DE SAÚDE BUCAL, ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE Comunicação Oral (CO) GD18 - Práticas educativas em saúde
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31088
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 467
    "inscrito_id" => 321
    "titulo" => "APRENDENDO COM A INICIAÇÃO CIENTÍFICA: FORMAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA EM ODONTOLOGIA A PARTIR DO CONHECIMENTO SOBRE O ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE BUCAL"
    "resumo" => "As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Odontologia instituem uma formação crítico-reflexiva, generalista, humanista e com grande ênfase na promoção em saúde. Sendo assim, pesquisas acerca do acesso aos serviços de saúde bucal na população permitem avaliar o grau de significância que a conduta social voltada ao amplo acesso de saúde bucal possui no currículo da graduação, verificando, assim, se há necessidade de uma reorientação na formação acadêmica em Odontologia. Desta forma, o objetivo deste trabalho consiste em apresentar as reflexões necessárias à formação acadêmica dos graduandos em Odontologia, a partir dos resultados do acesso aos serviços de saúde em áreas cobertas pela Estratégia da Saúde da Família no município de Patos- PB. Tratou-se de um estudo quantitativo, transversal, de base populacional, utilizando os formulários PNAD – 2003 (IBGE, 2005) e Goes (2001) para guiar as entrevistas. Os dados foram analisados através do programa estatístico Statistical Package for Social Science (SPSS) versão 20.0. A pesquisa foi submetida à análise do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tendo sido aprovada sob o CAAE 20260313.1.0000.5187. Evidenciou-se que 64,8% dos entrevistados tiveram acesso as ações de promoção a saúde, inferindo-se, assim, que para que o acesso amplo a promoção a saúde seja alcançado, há necessidade formar profissionais aptos ao desenvolvimento efetivo de programas e ações em promoção a saúde, incentivando a prática da visita domiciliar no cotidiano dos profissionais de saúde da Atenção Primária, como também, reforçar sua relevância ainda na graduação, para que a visita domiciliar seja reconhecida como um importante agente de promoção a saúde.  Além disso, foi constatado que 66,9% dos pesquisados afirmaram terem ido ao consultório odontológico no período questionado, denotando, assim, que ainda são necessários avanços para que a ampliação ao acesso aos serviços odontológicos seja alcançada. Assim, a formação acadêmica apresenta-se como um importante aliado para atingir o pleno acesso em saúde bucal, ao permitir uma aprendizagem e interação ativa do graduando com a comunidade, inserindo-o em diferentes cenários em que a população brasileira se encontra e estimulando-o na identificação e enfrentamento dos determinantes sociais no processo de saúde- doença para que a busca pela equidade e o acesso à saúde bucal sejam alcançados. Ademais, viu-se que o estímulo à iniciação científica é relevante para a compreensão da realidade observada, estimulando o pensamento crítico e a busca por intervenções na coletividade. Dessa forma, os resultados obtidos nesta pesquisa permitem inferir que a universalização do acesso à saúde bucal na população de Patos- PB ainda não foi alcançado, denotando, assim, que são necessários avanços nos currículos dos cursos de Odontologia, de modo que as disciplinas de Saúde Coletiva ganhem uma maior relevância e o comprometimento com a coletividade seja buscado ainda na graduação, permitindo, assim, a garantia de uma formação voltada a melhorar a condição de saúde bucal e qualidade de vida da população."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD18 - Práticas educativas em saúde"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM ODONTOLOGIA, PESQUISA EM ODONTOLOGIA, SERVIÇOS DE SAÚDE BUCAL, ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA18_ID321_21082017235453.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA ALVES DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA "
    "autor_email" => "vanessaalves.uepb@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31088
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 467
    "inscrito_id" => 321
    "titulo" => "APRENDENDO COM A INICIAÇÃO CIENTÍFICA: FORMAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA EM ODONTOLOGIA A PARTIR DO CONHECIMENTO SOBRE O ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE BUCAL"
    "resumo" => "As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Odontologia instituem uma formação crítico-reflexiva, generalista, humanista e com grande ênfase na promoção em saúde. Sendo assim, pesquisas acerca do acesso aos serviços de saúde bucal na população permitem avaliar o grau de significância que a conduta social voltada ao amplo acesso de saúde bucal possui no currículo da graduação, verificando, assim, se há necessidade de uma reorientação na formação acadêmica em Odontologia. Desta forma, o objetivo deste trabalho consiste em apresentar as reflexões necessárias à formação acadêmica dos graduandos em Odontologia, a partir dos resultados do acesso aos serviços de saúde em áreas cobertas pela Estratégia da Saúde da Família no município de Patos- PB. Tratou-se de um estudo quantitativo, transversal, de base populacional, utilizando os formulários PNAD – 2003 (IBGE, 2005) e Goes (2001) para guiar as entrevistas. Os dados foram analisados através do programa estatístico Statistical Package for Social Science (SPSS) versão 20.0. A pesquisa foi submetida à análise do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tendo sido aprovada sob o CAAE 20260313.1.0000.5187. Evidenciou-se que 64,8% dos entrevistados tiveram acesso as ações de promoção a saúde, inferindo-se, assim, que para que o acesso amplo a promoção a saúde seja alcançado, há necessidade formar profissionais aptos ao desenvolvimento efetivo de programas e ações em promoção a saúde, incentivando a prática da visita domiciliar no cotidiano dos profissionais de saúde da Atenção Primária, como também, reforçar sua relevância ainda na graduação, para que a visita domiciliar seja reconhecida como um importante agente de promoção a saúde.  Além disso, foi constatado que 66,9% dos pesquisados afirmaram terem ido ao consultório odontológico no período questionado, denotando, assim, que ainda são necessários avanços para que a ampliação ao acesso aos serviços odontológicos seja alcançada. Assim, a formação acadêmica apresenta-se como um importante aliado para atingir o pleno acesso em saúde bucal, ao permitir uma aprendizagem e interação ativa do graduando com a comunidade, inserindo-o em diferentes cenários em que a população brasileira se encontra e estimulando-o na identificação e enfrentamento dos determinantes sociais no processo de saúde- doença para que a busca pela equidade e o acesso à saúde bucal sejam alcançados. Ademais, viu-se que o estímulo à iniciação científica é relevante para a compreensão da realidade observada, estimulando o pensamento crítico e a busca por intervenções na coletividade. Dessa forma, os resultados obtidos nesta pesquisa permitem inferir que a universalização do acesso à saúde bucal na população de Patos- PB ainda não foi alcançado, denotando, assim, que são necessários avanços nos currículos dos cursos de Odontologia, de modo que as disciplinas de Saúde Coletiva ganhem uma maior relevância e o comprometimento com a coletividade seja buscado ainda na graduação, permitindo, assim, a garantia de uma formação voltada a melhorar a condição de saúde bucal e qualidade de vida da população."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD18 - Práticas educativas em saúde"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM ODONTOLOGIA, PESQUISA EM ODONTOLOGIA, SERVIÇOS DE SAÚDE BUCAL, ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA18_ID321_21082017235453.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA ALVES DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA "
    "autor_email" => "vanessaalves.uepb@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Odontologia instituem uma formação crítico-reflexiva, generalista, humanista e com grande ênfase na promoção em saúde. Sendo assim, pesquisas acerca do acesso aos serviços de saúde bucal na população permitem avaliar o grau de significância que a conduta social voltada ao amplo acesso de saúde bucal possui no currículo da graduação, verificando, assim, se há necessidade de uma reorientação na formação acadêmica em Odontologia. Desta forma, o objetivo deste trabalho consiste em apresentar as reflexões necessárias à formação acadêmica dos graduandos em Odontologia, a partir dos resultados do acesso aos serviços de saúde em áreas cobertas pela Estratégia da Saúde da Família no município de Patos- PB. Tratou-se de um estudo quantitativo, transversal, de base populacional, utilizando os formulários PNAD – 2003 (IBGE, 2005) e Goes (2001) para guiar as entrevistas. Os dados foram analisados através do programa estatístico Statistical Package for Social Science (SPSS) versão 20.0. A pesquisa foi submetida à análise do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tendo sido aprovada sob o CAAE 20260313.1.0000.5187. Evidenciou-se que 64,8% dos entrevistados tiveram acesso as ações de promoção a saúde, inferindo-se, assim, que para que o acesso amplo a promoção a saúde seja alcançado, há necessidade formar profissionais aptos ao desenvolvimento efetivo de programas e ações em promoção a saúde, incentivando a prática da visita domiciliar no cotidiano dos profissionais de saúde da Atenção Primária, como também, reforçar sua relevância ainda na graduação, para que a visita domiciliar seja reconhecida como um importante agente de promoção a saúde. Além disso, foi constatado que 66,9% dos pesquisados afirmaram terem ido ao consultório odontológico no período questionado, denotando, assim, que ainda são necessários avanços para que a ampliação ao acesso aos serviços odontológicos seja alcançada. Assim, a formação acadêmica apresenta-se como um importante aliado para atingir o pleno acesso em saúde bucal, ao permitir uma aprendizagem e interação ativa do graduando com a comunidade, inserindo-o em diferentes cenários em que a população brasileira se encontra e estimulando-o na identificação e enfrentamento dos determinantes sociais no processo de saúde- doença para que a busca pela equidade e o acesso à saúde bucal sejam alcançados. Ademais, viu-se que o estímulo à iniciação científica é relevante para a compreensão da realidade observada, estimulando o pensamento crítico e a busca por intervenções na coletividade. Dessa forma, os resultados obtidos nesta pesquisa permitem inferir que a universalização do acesso à saúde bucal na população de Patos- PB ainda não foi alcançado, denotando, assim, que são necessários avanços nos currículos dos cursos de Odontologia, de modo que as disciplinas de Saúde Coletiva ganhem uma maior relevância e o comprometimento com a coletividade seja buscado ainda na graduação, permitindo, assim, a garantia de uma formação voltada a melhorar a condição de saúde bucal e qualidade de vida da população.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.