Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

COMPARAÇÃO DO TEMPO DE REAÇÃO MOTORA ENTRE CRIANÇAS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE TAEKWONDO

Palavra-chaves: CRIANÇAS, TAEKWONDO, TEMPO DE REAÇÃO MOTORA Pôster (PO) AT02 - COMPORTAMENTO MOTOR; MODELAGEM E MÉTODOS DE ANÁLISE DO MOVIMENTO
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Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

Diversos estudos mostram que o ensino do Taekwondo, proporciona aos seus praticantes uma melhor condição para aquisição das etapas dos seus desenvolvimentos motor e cognitivo, o que pode aumentar a capacidade desses indivíduos em realizar uma tarefa motora que exija um maior grau de atenção e destreza. O objetivo deste trabalho foi estabelecer uma comparação do tempo de reação motora entre crianças praticantes e não praticantes de Taekwondo. Participaram desse estudo 90 crianças do sexo masculino, com idade compreendida entre 09 e 11 anos de idade (Média 10,25, , que foram divididos em dois grupos: Grupo A: 45 crianças praticantes de Taekwondo; Grupo B: 45 crianças não-praticantes de taekwondo. Cabe ressaltar que as crianças que fizeram parte do Grupo A, tiveram como critérios de inclusão estarem praticando a referida atividade no mínimo há seis meses e no máximo 12 meses e as crianças participantes do Grupo B deveriam praticar de forma regular alguma modalidade esportiva no mínimo seis meses e no máximo 12 meses. Para avaliação do tempo de reação motora os participantes desse estudo foram submetidos ao teste de processamento mental de dupla escolha (DMCPT) que o intuito de avaliar o tempo que decorre da apresentação de um estímulo não-antecipado ao início da resposta, através das seguintes características: são apresentados três quadrados na tela. Um dos quadrados estará posicionado no centro superior da tela para acender como luz de alerta. Para cada participante foram realizadas 100 tentativas. Os protocolos utilizados no presente estudo foram aprovados pelo comitê de ética da UFRJ (parecer no. 517.483). Nossos resultados mostram que as crianças do grupo A apresentaram uma variação de resultados entre 1,031 e 1,445 segundos, com um desempenho médio igual a 1,115 segundos. Já os participantes do grupo B apresentaram seus resultados variando entre 1,358 e 2,017 segundos, com desempenho médio igual a 1,862 segundos. Ao estabelecer uma análise estatística dos resultados descritos através do teste estatístico Mann-Whitney, mostrou ser significante a diferença entre as crianças do grupo A e as crianças do grupo B, pois para um Z(U)=10,73 revelou-se um p

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