Artigo Anais II CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

SÍNDROME DE BURNOUT: ESGOTAMENTO PROFISSIONAL EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Palavra-chaves: BURNOUT, PREVALÊNCIA, PROFESSOR, DOCÊNCIA, DOCÊNCIA Comunicação Oral (CO) AT-05: Saúde Mental
"2017-06-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 29640
    "edicao_id" => 60
    "trabalho_id" => 896
    "inscrito_id" => 2266
    "titulo" => "SÍNDROME DE BURNOUT: ESGOTAMENTO PROFISSIONAL EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS"
    "resumo" => "A síndrome de burnout é um tipo de stress de caráter duradouro ligado às situações de trabalho, sendo resultante da constante e repetitiva pressão emocional associada à intensa ligação com indivíduos por longos períodos de tempo. O objetivo desta pesquisa é analisar as dimensões da síndrome de Burnout em professores universitários, relacionando-as com variáveis sociodemográficas, psicossociais, laborais e de saúde. Esta síndrome afeta negativamente o trabalhador, tal como o ambiente institucional, sendo descrita como uma desordem psicológica composta por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal. Realizou-se uma pesquisa quantitativa com cem professores universitários de quatro instituições públicas e privadas do município de Caicó-RN, os dados foram obtidos através de dois instrumentos auto aplicados: um com questões sociodemográficas, psicossociais, ocupacionais e aspectos relativos à saúde e outro baseado no Maslach Burnout Inventory Educators Survey (MBI-ES). Foram feitas análises univariada, bivariada (Teste qui quadrado) e um modelo de regressão logística. Observou-se que dos 100 indivíduos estudados, 50,5% eram do sexo feminino, a faixa etária dos docentes variou de 23 a 59 anos, possuíam média de 12 anos de experiência profissional, 80,4% tem a docência como ocupação principal, atendendo em média 37 alunos por dia, quanto às dimensões do Burnout, verifica-se que 1,0% dos docentes estão com alto nível de Despersonalização (DE), 10,0% com alta Exaustão Emocional (EE) e 69,0% com Baixa Realização Pessoal no trabalho (RP). Os resultados demonstraram a importância de considerar o Burnout como um problema de saúde possibilitando intervenções preventivas e elaboração de medidas de enfrentamento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT-05: Saúde Mental"
    "palavra_chave" => "BURNOUT, PREVALÊNCIA, PROFESSOR, DOCÊNCIA, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV071_MD1_SA5_ID2266_16052017000241.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:15"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:29:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANE ISABELA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "TATIANE ISABELA"
    "autor_email" => "tatianeisabela22@hotmail."
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0123e6440_16022020235739.jpg"
    "edicao_capa" => "641aecd764dc9_22032023085607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 29640
    "edicao_id" => 60
    "trabalho_id" => 896
    "inscrito_id" => 2266
    "titulo" => "SÍNDROME DE BURNOUT: ESGOTAMENTO PROFISSIONAL EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS"
    "resumo" => "A síndrome de burnout é um tipo de stress de caráter duradouro ligado às situações de trabalho, sendo resultante da constante e repetitiva pressão emocional associada à intensa ligação com indivíduos por longos períodos de tempo. O objetivo desta pesquisa é analisar as dimensões da síndrome de Burnout em professores universitários, relacionando-as com variáveis sociodemográficas, psicossociais, laborais e de saúde. Esta síndrome afeta negativamente o trabalhador, tal como o ambiente institucional, sendo descrita como uma desordem psicológica composta por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal. Realizou-se uma pesquisa quantitativa com cem professores universitários de quatro instituições públicas e privadas do município de Caicó-RN, os dados foram obtidos através de dois instrumentos auto aplicados: um com questões sociodemográficas, psicossociais, ocupacionais e aspectos relativos à saúde e outro baseado no Maslach Burnout Inventory Educators Survey (MBI-ES). Foram feitas análises univariada, bivariada (Teste qui quadrado) e um modelo de regressão logística. Observou-se que dos 100 indivíduos estudados, 50,5% eram do sexo feminino, a faixa etária dos docentes variou de 23 a 59 anos, possuíam média de 12 anos de experiência profissional, 80,4% tem a docência como ocupação principal, atendendo em média 37 alunos por dia, quanto às dimensões do Burnout, verifica-se que 1,0% dos docentes estão com alto nível de Despersonalização (DE), 10,0% com alta Exaustão Emocional (EE) e 69,0% com Baixa Realização Pessoal no trabalho (RP). Os resultados demonstraram a importância de considerar o Burnout como um problema de saúde possibilitando intervenções preventivas e elaboração de medidas de enfrentamento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT-05: Saúde Mental"
    "palavra_chave" => "BURNOUT, PREVALÊNCIA, PROFESSOR, DOCÊNCIA, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV071_MD1_SA5_ID2266_16052017000241.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:15"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:29:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANE ISABELA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "TATIANE ISABELA"
    "autor_email" => "tatianeisabela22@hotmail."
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0123e6440_16022020235739.jpg"
    "edicao_capa" => "641aecd764dc9_22032023085607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de junho de 2017

Resumo

A síndrome de burnout é um tipo de stress de caráter duradouro ligado às situações de trabalho, sendo resultante da constante e repetitiva pressão emocional associada à intensa ligação com indivíduos por longos períodos de tempo. O objetivo desta pesquisa é analisar as dimensões da síndrome de Burnout em professores universitários, relacionando-as com variáveis sociodemográficas, psicossociais, laborais e de saúde. Esta síndrome afeta negativamente o trabalhador, tal como o ambiente institucional, sendo descrita como uma desordem psicológica composta por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal. Realizou-se uma pesquisa quantitativa com cem professores universitários de quatro instituições públicas e privadas do município de Caicó-RN, os dados foram obtidos através de dois instrumentos auto aplicados: um com questões sociodemográficas, psicossociais, ocupacionais e aspectos relativos à saúde e outro baseado no Maslach Burnout Inventory Educators Survey (MBI-ES). Foram feitas análises univariada, bivariada (Teste qui quadrado) e um modelo de regressão logística. Observou-se que dos 100 indivíduos estudados, 50,5% eram do sexo feminino, a faixa etária dos docentes variou de 23 a 59 anos, possuíam média de 12 anos de experiência profissional, 80,4% tem a docência como ocupação principal, atendendo em média 37 alunos por dia, quanto às dimensões do Burnout, verifica-se que 1,0% dos docentes estão com alto nível de Despersonalização (DE), 10,0% com alta Exaustão Emocional (EE) e 69,0% com Baixa Realização Pessoal no trabalho (RP). Os resultados demonstraram a importância de considerar o Burnout como um problema de saúde possibilitando intervenções preventivas e elaboração de medidas de enfrentamento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.