Este trabalho apresenta uma discussão que aborda o processo de desenvolvimento das ideias de Piaget na análise do discurso central direcionado ao ensino na psicologia da aprendizagem, no intuito de mostrar e compreender os principais conceitos da teoria Piagetiana como forma de apresentar as fases direcionadas a cada período no processo evolutivo da espécie humana, obtendo como resultado a relação sujeito-objeto que o indivíduo forma em pensamento lógico. Entendido o papel social da instituição da escola e dos atores que a compõem, é o momento de refletir sobre os estágios do desenvolvimento humano em suas práticas ao utilizar-se do procedimento metodológico das respectivas quatro fases: Sensório-motor, Pré-operatório, Operações concretas e Operações formais. Com o objetivo de identificar as contribuições da teoria Piagetiana para o ensino e a aprendizagem. E verificar como o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir do levantamento e seleção das obras pertinentes à pesquisa. Os resultados preliminares indicam que a contribuição da teoria Piagetiana, são os estágios do desenvolvimento cognitivo e os processos de desenvolvimento sintético mútuo e progressivo. Conclui-se, portanto, que o trabalho viabiliza a conscientização de um princípio, que produz resultados positivos, no conhecimento das etapas de desenvolvimento e dos esquemas mentais envolvidos que permitem um melhor planejamento do ensino assegurando através dos procedimentos metodológicos uma melhor aprendizagem na vida cotidiana dos alunos em termos gerais.