Artigo Anais II CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS IDEIAS DE PIAGET NA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: PIAGET, PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM, PROCESSO EVOLUTIVO Pôster (PO) AT-13: Psicologia
0 of 0
"2017-06-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 29452 "edicao_id" => 60 "trabalho_id" => 30 "inscrito_id" => 979 "titulo" => "O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS IDEIAS DE PIAGET NA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma discussão que aborda o processo de desenvolvimento das ideias de Piaget na análise do discurso central direcionado ao ensino na psicologia da aprendizagem, no intuito de mostrar e compreender os principais conceitos da teoria Piagetiana como forma de apresentar as fases direcionadas a cada período no processo evolutivo da espécie humana, obtendo como resultado a relação sujeito-objeto que o indivíduo forma em pensamento lógico. Entendido o papel social da instituição da escola e dos atores que a compõem, é o momento de refletir sobre os estágios do desenvolvimento humano em suas práticas ao utilizar-se do procedimento metodológico das respectivas quatro fases: Sensório-motor, Pré-operatório, Operações concretas e Operações formais. Com o objetivo de identificar as contribuições da teoria Piagetiana para o ensino e a aprendizagem. E verificar como o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir do levantamento e seleção das obras pertinentes à pesquisa. Os resultados preliminares indicam que a contribuição da teoria Piagetiana, são os estágios do desenvolvimento cognitivo e os processos de desenvolvimento sintético mútuo e progressivo. Conclui-se, portanto, que o trabalho viabiliza a conscientização de um princípio, que produz resultados positivos, no conhecimento das etapas de desenvolvimento e dos esquemas mentais envolvidos que permitem um melhor planejamento do ensino assegurando através dos procedimentos metodológicos uma melhor aprendizagem na vida cotidiana dos alunos em termos gerais.Este trabalho apresenta uma discussão que aborda o processo de desenvolvimento das ideias de Piaget na análise do discurso central direcionado ao ensino na psic" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT-13: Psicologia" "palavra_chave" => "PIAGET, PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM, PROCESSO EVOLUTIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV071_MD4_SA13_ID979_03042017094838.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 19:29:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA MACHADO DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "KATIA MEDEIROS" "autor_email" => "katiamedeiros.ufcg@gmail." "autor_ies" => "UNINTER" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbracis" "edicao_nome" => "Anais II CONBRACIS" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0123e6440_16022020235739.jpg" "edicao_capa" => "641aecd764dc9_22032023085607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-14 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 29452 "edicao_id" => 60 "trabalho_id" => 30 "inscrito_id" => 979 "titulo" => "O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS IDEIAS DE PIAGET NA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma discussão que aborda o processo de desenvolvimento das ideias de Piaget na análise do discurso central direcionado ao ensino na psicologia da aprendizagem, no intuito de mostrar e compreender os principais conceitos da teoria Piagetiana como forma de apresentar as fases direcionadas a cada período no processo evolutivo da espécie humana, obtendo como resultado a relação sujeito-objeto que o indivíduo forma em pensamento lógico. Entendido o papel social da instituição da escola e dos atores que a compõem, é o momento de refletir sobre os estágios do desenvolvimento humano em suas práticas ao utilizar-se do procedimento metodológico das respectivas quatro fases: Sensório-motor, Pré-operatório, Operações concretas e Operações formais. Com o objetivo de identificar as contribuições da teoria Piagetiana para o ensino e a aprendizagem. E verificar como o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir do levantamento e seleção das obras pertinentes à pesquisa. Os resultados preliminares indicam que a contribuição da teoria Piagetiana, são os estágios do desenvolvimento cognitivo e os processos de desenvolvimento sintético mútuo e progressivo. Conclui-se, portanto, que o trabalho viabiliza a conscientização de um princípio, que produz resultados positivos, no conhecimento das etapas de desenvolvimento e dos esquemas mentais envolvidos que permitem um melhor planejamento do ensino assegurando através dos procedimentos metodológicos uma melhor aprendizagem na vida cotidiana dos alunos em termos gerais.Este trabalho apresenta uma discussão que aborda o processo de desenvolvimento das ideias de Piaget na análise do discurso central direcionado ao ensino na psic" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT-13: Psicologia" "palavra_chave" => "PIAGET, PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM, PROCESSO EVOLUTIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV071_MD4_SA13_ID979_03042017094838.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 19:29:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATIA MACHADO DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "KATIA MEDEIROS" "autor_email" => "katiamedeiros.ufcg@gmail." "autor_ies" => "UNINTER" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbracis" "edicao_nome" => "Anais II CONBRACIS" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0123e6440_16022020235739.jpg" "edicao_capa" => "641aecd764dc9_22032023085607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-14 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 14 de junho de 2017

Resumo

Este trabalho apresenta uma discussão que aborda o processo de desenvolvimento das ideias de Piaget na análise do discurso central direcionado ao ensino na psicologia da aprendizagem, no intuito de mostrar e compreender os principais conceitos da teoria Piagetiana como forma de apresentar as fases direcionadas a cada período no processo evolutivo da espécie humana, obtendo como resultado a relação sujeito-objeto que o indivíduo forma em pensamento lógico. Entendido o papel social da instituição da escola e dos atores que a compõem, é o momento de refletir sobre os estágios do desenvolvimento humano em suas práticas ao utilizar-se do procedimento metodológico das respectivas quatro fases: Sensório-motor, Pré-operatório, Operações concretas e Operações formais. Com o objetivo de identificar as contribuições da teoria Piagetiana para o ensino e a aprendizagem. E verificar como o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir do levantamento e seleção das obras pertinentes à pesquisa. Os resultados preliminares indicam que a contribuição da teoria Piagetiana, são os estágios do desenvolvimento cognitivo e os processos de desenvolvimento sintético mútuo e progressivo. Conclui-se, portanto, que o trabalho viabiliza a conscientização de um princípio, que produz resultados positivos, no conhecimento das etapas de desenvolvimento e dos esquemas mentais envolvidos que permitem um melhor planejamento do ensino assegurando através dos procedimentos metodológicos uma melhor aprendizagem na vida cotidiana dos alunos em termos gerais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.