CRIAÇÃO DE EDUBLOG DE DISCIPLINA COMO APOIO DIDÁTICO
NO ENSINO DE IMUNOLOGIA
"2017-06-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 29209 "edicao_id" => 60 "trabalho_id" => 378 "inscrito_id" => 410 "titulo" => """ CRIAÇÃO DE EDUBLOG DE DISCIPLINA COMO APOIO DIDÁTICO\r\n \r\n NO ENSINO DE IMUNOLOGIA """ "resumo" => """ Atualmente, a metodologia tradicional de ensino, geralmente considerada mecanicista\r\n \r\n e reducionista, que visa apenas a transmissão de informações para os alunos, vem cedendo espaço para\r\n \r\n as metodologias ativas de ensino, em que o estudante vem deixando de ser simples ouvinte e assimilador\r\n \r\n de informações e passando a ser considerado autor principal do seu processo de aprendizagem,\r\n \r\n desenvolvendo o senso crítico e a reflexão em processos interativos do conhecimento. A rapidez dos\r\n \r\n avanços tecnológicos e principalmente, a popularização da internet, fazem com que o uso desta\r\n \r\n importante tecnologia se enquadre entre as novas metodologias de ensino-aprendizagem. Entre estas\r\n \r\n novas metodologias de ensino se enquadra o uso da internet nas suas variadas formas. A inserção da\r\n \r\n Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC - na educação pode ser dependendo da sua utilização,\r\n \r\n uma ferramenta importante para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Entre as suas mais\r\n \r\n importantes ferramentas, estão os blogs, que são páginas da internet onde são publicados diversos\r\n \r\n conteúdos, sejam dedicados a um assunto específico, sejam de âmbito geral. A criação de um edublog\r\n \r\n para a disciplina de imunologia visa disponibilizar o assunto ministrado em sala de aula de uma forma\r\n \r\n organizada e sequencial, pois com acesso às modalidades didáticas diferentes daquelas utilizadas em\r\n \r\n sala de aula, os alunos podem refletir sobre os seus erros e dificuldades. Dessa forma, o edublog tem\r\n \r\n por ambição, estimular o interesse por parte dos alunos, promover a interação e socialização dos saberes\r\n \r\n e ser um espaço onde o estudante possa refletir sobre os seus erros e manifestar suas ideias e dificuldades\r\n \r\n sem qualquer constrangimento. A princípio foi realizada a aplicação de um questionário no período de\r\n \r\n Abril a Maio de 2017 a estudantes dos cursos de graduação da área de saúde, da Universidade Estadual\r\n \r\n da Paraíba (UEPB), contendo perguntas que venham a ser facilitadoras e enriquecedoras para a\r\n \r\n construção do blog, por exemplo, qual a opinião do alunado a respeito da disciplina e o que poderia vir\r\n \r\n a melhorá-la e torná-la mais atrativa, quais os meios utilizados por eles para estudar a disciplina e as\r\n \r\n dificuldades encontradas, entre outros inúmeros aspectos de extrema importância, ao fim da aplicação\r\n \r\n do questionário chegou-se ao quanto se faz necessário a criação do blog para a disciplina imunologia,\r\n \r\n uma vez que os alunos buscam muito mais do que é oferecida pela metodologia tradicional de ensino,\r\n \r\n em que, segundo eles, deveriam existir mais recursos como: vídeo-aulas, resumos, esquemas, imagens\r\n \r\n e aulas práticas; e que 86% dos entrevistados afirmaram não possuir recursos necessários para obter os\r\n \r\n materiais didáticos exigidos pela disciplina. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT-03: Farmácia" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, EDUCAÇÃO, INTERNET, BLOG" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV071_MD1_SA3_ID410_02052017223759.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 19:29:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAÍS SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LAÍS SANTOS" "autor_email" => "lssantos95@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbracis" "edicao_nome" => "Anais II CONBRACIS" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0123e6440_16022020235739.jpg" "edicao_capa" => "641aecd764dc9_22032023085607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-14 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 29209 "edicao_id" => 60 "trabalho_id" => 378 "inscrito_id" => 410 "titulo" => """ CRIAÇÃO DE EDUBLOG DE DISCIPLINA COMO APOIO DIDÁTICO\r\n \r\n NO ENSINO DE IMUNOLOGIA """ "resumo" => """ Atualmente, a metodologia tradicional de ensino, geralmente considerada mecanicista\r\n \r\n e reducionista, que visa apenas a transmissão de informações para os alunos, vem cedendo espaço para\r\n \r\n as metodologias ativas de ensino, em que o estudante vem deixando de ser simples ouvinte e assimilador\r\n \r\n de informações e passando a ser considerado autor principal do seu processo de aprendizagem,\r\n \r\n desenvolvendo o senso crítico e a reflexão em processos interativos do conhecimento. A rapidez dos\r\n \r\n avanços tecnológicos e principalmente, a popularização da internet, fazem com que o uso desta\r\n \r\n importante tecnologia se enquadre entre as novas metodologias de ensino-aprendizagem. Entre estas\r\n \r\n novas metodologias de ensino se enquadra o uso da internet nas suas variadas formas. A inserção da\r\n \r\n Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC - na educação pode ser dependendo da sua utilização,\r\n \r\n uma ferramenta importante para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Entre as suas mais\r\n \r\n importantes ferramentas, estão os blogs, que são páginas da internet onde são publicados diversos\r\n \r\n conteúdos, sejam dedicados a um assunto específico, sejam de âmbito geral. A criação de um edublog\r\n \r\n para a disciplina de imunologia visa disponibilizar o assunto ministrado em sala de aula de uma forma\r\n \r\n organizada e sequencial, pois com acesso às modalidades didáticas diferentes daquelas utilizadas em\r\n \r\n sala de aula, os alunos podem refletir sobre os seus erros e dificuldades. Dessa forma, o edublog tem\r\n \r\n por ambição, estimular o interesse por parte dos alunos, promover a interação e socialização dos saberes\r\n \r\n e ser um espaço onde o estudante possa refletir sobre os seus erros e manifestar suas ideias e dificuldades\r\n \r\n sem qualquer constrangimento. A princípio foi realizada a aplicação de um questionário no período de\r\n \r\n Abril a Maio de 2017 a estudantes dos cursos de graduação da área de saúde, da Universidade Estadual\r\n \r\n da Paraíba (UEPB), contendo perguntas que venham a ser facilitadoras e enriquecedoras para a\r\n \r\n construção do blog, por exemplo, qual a opinião do alunado a respeito da disciplina e o que poderia vir\r\n \r\n a melhorá-la e torná-la mais atrativa, quais os meios utilizados por eles para estudar a disciplina e as\r\n \r\n dificuldades encontradas, entre outros inúmeros aspectos de extrema importância, ao fim da aplicação\r\n \r\n do questionário chegou-se ao quanto se faz necessário a criação do blog para a disciplina imunologia,\r\n \r\n uma vez que os alunos buscam muito mais do que é oferecida pela metodologia tradicional de ensino,\r\n \r\n em que, segundo eles, deveriam existir mais recursos como: vídeo-aulas, resumos, esquemas, imagens\r\n \r\n e aulas práticas; e que 86% dos entrevistados afirmaram não possuir recursos necessários para obter os\r\n \r\n materiais didáticos exigidos pela disciplina. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT-03: Farmácia" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, EDUCAÇÃO, INTERNET, BLOG" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV071_MD1_SA3_ID410_02052017223759.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:15" "updated_at" => "2020-06-09 19:29:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAÍS SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LAÍS SANTOS" "autor_email" => "lssantos95@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbracis" "edicao_nome" => "Anais II CONBRACIS" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2017" "edicao_logo" => "5e4a0123e6440_16022020235739.jpg" "edicao_capa" => "641aecd764dc9_22032023085607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-14 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }