Artigo Anais II CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE MONITORIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

Palavra-chaves: MENTORES, MATERIAIS DENTÁRIOS, ODONTOLOGIA Pôster (PO) AT-02: Odontologia
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Publicado em 14 de junho de 2017

Resumo

A graduação deve proporcionar ao aluno a vivência de experiências que venham a contribuir com o seu crescimento profissional e na formação de cidadãos responsáveis. O monitor surge com a necessidade de realizar um acompanhamento dos alunos na disciplina, colaborando para o seu desenvolvimento diante das atividades propostas pelo componente, além de ajudar ao seu professor no andamento das atividades, facilitando a relação professor-aluno. A monitoria garante que o aluno pratique uma aprendizagem colaborativa, consolidando seus conhecimentos prévios, aumentando as suas habilidades de comunicação, contribuindo com a formação acadêmica de terceiros e proporcionando uma experiência de ensino. O objetivo desse trabalho é relatar a experiência da monitoria no componente curricular Materiais Dentários I, como suporte ao professor no processo ensino-aprendizagem. As monitorias da Universidade Estadual da Paraíba possuem a duração de dois períodos de acompanhamento e para o ingresso é necessário da nota da prova de monitoria, o CRE do aluno e a média do componente curricular. Antes de começar as atividades, o professor responsável pela cadeira se reúne com os monitores para que juntos eles tracem metas e objetivos, além de planejarem uma melhor metodologia de trabalho para melhores resultados. A odontologia é uma área que em que a teoria e a prática devem sempre estar associadas, devido a isso que a vivência da monitoria de Materiais Dentários I procura estabelecer uma comunicação entre elas. Os monitores participam tanto das aulas teóricas como das aulas práticas-laboratoriais; além de realizarem atividades de revisão com os alunos da disciplina. É também papel do monitor, estudar com antecedência o conteúdo que será ministrado em sala de aula, para que possa disponibilizar artigos a respeitos destes conteúdos, existindo então, uma maneira de resolver questões com os alunos, realizando o “Plantão de Dúvidas” - um momento que antecede a prova em que os monitores estão disponíveis para retirar dúvidas existentes ainda sobre o assunto e de promover uma debate a respeito do tema da prova, e além disso os alunos são incentivados a procurar os monitores para que estes possam retirar suas dúvidas. As atividades práticas do conteúdo programado são feitas no laboratório, e os monitores possuem a função de realizar preparos cavitários em manequins odontológicos, onde os alunos fazem a manipulação e aplicação dos materiais restauradores. Dessa maneira, através do Programa de Monitoria, a Universidade proporciona aos seus alunos uma experiência única e bastante proveitosa na formação de um profissional, fazendo com que eles sejam mais responsáveis, colabore com o sistema de ensino-aprendizagem e amplie as suas habilidades de comunicação, contribuindo com o professor no desenvolvimento das atividades propostas e realizando uma troca de experiências entre todos os envolvidos.

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