Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS UTILIZANDO A CALCULADORA BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MONTEIRO – PB

Palavra-chaves: FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, CALCULADORA BÁSICA Comunicação Oral (CO) Matemática
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28530
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 49
    "inscrito_id" => 348
    "titulo" => "FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS UTILIZANDO A CALCULADORA BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MONTEIRO – PB"
    "resumo" => "A utilização de metodologias diferenciadas pelo professor pode melhorar os aspectos das aulas de Matemática e proporcionar oportunidades reais de aprendizagem para os alunos. Nesta perspectiva, a metodologia de formulação e resolução de problemas pode oferecer aportes para que o professor possa diversificar suas estratégias de ensino. O uso da calculadora na sala de aula como ferramenta de apoio pode auxiliar na construção de conceitos favorecendo o desenvolvimento de habilidades para enfrentar novas situações. Desta forma, a pesquisa em questão, da qual participam 20 alunos do 3º ano do Ensino Médio, tem por objetivo analisar como os alunos do Ensino Médio de uma escola estadual de Monteiro-PB, concebem, formulam e resolvem problemas matemáticos utilizando a calculadora básica como ferramenta pedagógica de apoio. Os resultados apontam para um “despreparo” tanto da professora quanto dos alunos no que diz respeito ao uso da calculadora nas aulas de Matemática bem como quanto à metodologia de formulação e resolução de problemas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Matemática"
    "palavra_chave" => "FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, CALCULADORA BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID348_14032017221854.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ EDIVAM BRAZ SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "EDIVAM SANTANA"
    "autor_email" => "edivamsantana@hotmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28530
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 49
    "inscrito_id" => 348
    "titulo" => "FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS UTILIZANDO A CALCULADORA BÁSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE MONTEIRO – PB"
    "resumo" => "A utilização de metodologias diferenciadas pelo professor pode melhorar os aspectos das aulas de Matemática e proporcionar oportunidades reais de aprendizagem para os alunos. Nesta perspectiva, a metodologia de formulação e resolução de problemas pode oferecer aportes para que o professor possa diversificar suas estratégias de ensino. O uso da calculadora na sala de aula como ferramenta de apoio pode auxiliar na construção de conceitos favorecendo o desenvolvimento de habilidades para enfrentar novas situações. Desta forma, a pesquisa em questão, da qual participam 20 alunos do 3º ano do Ensino Médio, tem por objetivo analisar como os alunos do Ensino Médio de uma escola estadual de Monteiro-PB, concebem, formulam e resolvem problemas matemáticos utilizando a calculadora básica como ferramenta pedagógica de apoio. Os resultados apontam para um “despreparo” tanto da professora quanto dos alunos no que diz respeito ao uso da calculadora nas aulas de Matemática bem como quanto à metodologia de formulação e resolução de problemas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Matemática"
    "palavra_chave" => "FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, CALCULADORA BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID348_14032017221854.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ EDIVAM BRAZ SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "EDIVAM SANTANA"
    "autor_email" => "edivamsantana@hotmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

A utilização de metodologias diferenciadas pelo professor pode melhorar os aspectos das aulas de Matemática e proporcionar oportunidades reais de aprendizagem para os alunos. Nesta perspectiva, a metodologia de formulação e resolução de problemas pode oferecer aportes para que o professor possa diversificar suas estratégias de ensino. O uso da calculadora na sala de aula como ferramenta de apoio pode auxiliar na construção de conceitos favorecendo o desenvolvimento de habilidades para enfrentar novas situações. Desta forma, a pesquisa em questão, da qual participam 20 alunos do 3º ano do Ensino Médio, tem por objetivo analisar como os alunos do Ensino Médio de uma escola estadual de Monteiro-PB, concebem, formulam e resolvem problemas matemáticos utilizando a calculadora básica como ferramenta pedagógica de apoio. Os resultados apontam para um “despreparo” tanto da professora quanto dos alunos no que diz respeito ao uso da calculadora nas aulas de Matemática bem como quanto à metodologia de formulação e resolução de problemas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.