É unanimidade entre os alunos o relato de que a Química é uma das disciplinas mais difíceis da grade curricular do ensino médio. Entende-se que os professores têm o dever de investigar as dificuldades de seus alunos e procurar uma maneira de diminuir suas deficiências. Este trabalho objetiva investigar quais são as principais dificuldades dos alunos, em relação à compreensão e aprendizagem dos conteúdos ministrados na disciplina Química para o ensino médio.Esta pesquisa é de caráter quantitativo e qualitativo que se fundamentou na aplicação de um questionário com seis questões fechadas e abertas que visavam identificar as principais dificuldades dos alunos em aprender Química. O questionário foi aplicado para 30 alunos que cursam o segundo ano do ensino médio e 60 alunos do terceiro ano, todos matriculados em uma escola estadual da cidade de Santa Cruz do Capibaribe/PE.Verifica-se que a maior parte dos alunos de ensino médio, sentem dificuldade em relação a algum conteúdo da disciplina de Química. O assunto que os alunos percebem-se com maiores dificuldades é o assunto tabela periódica.A maior parte dos alunos alegou que a dificuldade vem do fato de não conseguirem entender a explicação ou devido à metodologia utilizada pelo professor, que segundo os dados é composta a maior parte por uma metodologia tradicional.Os alunos relatam que para os casos em que procuraram o professor, tiveram o assunto explicado por mais uma vez, mas com a mesma metodologia, o que fez com que 90% dos alunos permanecesse com a dúvida.