Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES NO ESTUDO DA CINÉTICA QUÍMICA A PARTIR DO TEMA GERADOR ALIMENTOS.

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, CONCEPÇÕES PRÉVIAS, CINÉTICA QUÍMICA, EJA Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
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Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

A química atua como uma disciplina importante para a formação do ser humano, contribuindo para que o indivíduo adquira autonomia para o exercício consciente da sua cidadania. Neste contexto, é necessário que o ensino de Química nas escolas, seja trabalhado dentro de uma perspectiva construtivista, rompendo com o modelo de ensino baseado na transmissão-recepção. A nova proposta de ensino sugerida pelos documentos referenciais curriculares e as pesquisas em ensino de Química, têm enfatizado que é necessário levar em consideração a vivência individual dos alunos, suas histórias pessoais, e tradições culturais, assim como buscar metodologias de ensino que articule o saber cientifico com aspectos sociais, tecnológicos e ambientais. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções prévias e pós dos estudantes em relação a uma atividade baseada na leitura de imagens para o estudo da cinética química a partir do tema gerador alimentos. O estudo é caracterizado como uma pesquisa-ação de natureza qualitativa. O público alvo foram 23 alunos do 3º ano da EJA. Desta forma, foram utilizados questionários para diagnosticar as concepções prévias dos alunos antes e após a aplicação da proposta de ensino. Os resultados revelam que inicialmente os alunos apresentaram dificuldades em fornecer informações referentes às imagens projetadas que pudessem se aproximar dos conceitos estudados na cinética química. No final da aplicação da sequência, foi perceptível que muitos alunos conseguiram avançar em termos de aprendizagem, onde conseguiram ressignificar e construir novos conceitos referentes às imagens.

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