A PRÁTICA EXPERIMENTAL COM O USO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS COMO INSTRUMENTO DE FORMULAÇÃO DE CONHECIMENTOS DOS DISCENTES NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REALIDADE VIVIDA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28076 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 415 "inscrito_id" => 479 "titulo" => "A PRÁTICA EXPERIMENTAL COM O USO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS COMO INSTRUMENTO DE FORMULAÇÃO DE CONHECIMENTOS DOS DISCENTES NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REALIDADE VIVIDA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "Atualmente, o ensino de Química é visto pelos discentes como um ensino bastante difícil e sem muita aplicabilidade. A situação é que os docentes não trazem à sala de aula a aplicabilidade dessa Química no dia a dia deixando as aulas sempre monótonas e muitas vezes técnicas presas a aplicação de fórmulas. Nesse sentido, para desmistificar a ideia que os discentes trazem sobre a difícil compreensão dessa ciência é necessário trazer práticas metodológicas que interliguem os conteúdos trabalhados com a vida dos mesmos. A ausência de recursos e estrutura dos espaços educacionais podem ser alvos das grandes dificuldades existentes, a falta de laboratórios, por exemplo. Este trabalho de pesquisa apresenta a importância da aplicabilidade de práticas diferenciadas no ensino de Química, destacando a importância das discussões dos envolvidos em aula realizada no estágio de observação e intervenção. Mas, é nesse contexto que é viável destacar a importância da utilização de práticas experimentais sem o uso de laboratórios propriamente ditos e sim passar a realizá-los dentro da sala de aula fazendo o uso de materiais de baixo custo, recicláveis e de fácil acesso, essas práticas na maioria das vezes é significativa e quebra a barreira existente entre o aluno e a dificuldade que o mesmo ver em relação a ciência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EXPERIMENTO ALTERNATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA21_ID479_01052017202618.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELIDA TAMIRES ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "WELIDA TAMIRES" "autor_email" => "welida_tamires@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28076 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 415 "inscrito_id" => 479 "titulo" => "A PRÁTICA EXPERIMENTAL COM O USO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS COMO INSTRUMENTO DE FORMULAÇÃO DE CONHECIMENTOS DOS DISCENTES NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA REALIDADE VIVIDA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "Atualmente, o ensino de Química é visto pelos discentes como um ensino bastante difícil e sem muita aplicabilidade. A situação é que os docentes não trazem à sala de aula a aplicabilidade dessa Química no dia a dia deixando as aulas sempre monótonas e muitas vezes técnicas presas a aplicação de fórmulas. Nesse sentido, para desmistificar a ideia que os discentes trazem sobre a difícil compreensão dessa ciência é necessário trazer práticas metodológicas que interliguem os conteúdos trabalhados com a vida dos mesmos. A ausência de recursos e estrutura dos espaços educacionais podem ser alvos das grandes dificuldades existentes, a falta de laboratórios, por exemplo. Este trabalho de pesquisa apresenta a importância da aplicabilidade de práticas diferenciadas no ensino de Química, destacando a importância das discussões dos envolvidos em aula realizada no estágio de observação e intervenção. Mas, é nesse contexto que é viável destacar a importância da utilização de práticas experimentais sem o uso de laboratórios propriamente ditos e sim passar a realizá-los dentro da sala de aula fazendo o uso de materiais de baixo custo, recicláveis e de fácil acesso, essas práticas na maioria das vezes é significativa e quebra a barreira existente entre o aluno e a dificuldade que o mesmo ver em relação a ciência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EXPERIMENTO ALTERNATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA21_ID479_01052017202618.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELIDA TAMIRES ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "WELIDA TAMIRES" "autor_email" => "welida_tamires@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }