Atualmente, o ensino de Química é visto pelos discentes como um ensino bastante difícil e sem muita aplicabilidade. A situação é que os docentes não trazem à sala de aula a aplicabilidade dessa Química no dia a dia deixando as aulas sempre monótonas e muitas vezes técnicas presas a aplicação de fórmulas. Nesse sentido, para desmistificar a ideia que os discentes trazem sobre a difícil compreensão dessa ciência é necessário trazer práticas metodológicas que interliguem os conteúdos trabalhados com a vida dos mesmos. A ausência de recursos e estrutura dos espaços educacionais podem ser alvos das grandes dificuldades existentes, a falta de laboratórios, por exemplo. Este trabalho de pesquisa apresenta a importância da aplicabilidade de práticas diferenciadas no ensino de Química, destacando a importância das discussões dos envolvidos em aula realizada no estágio de observação e intervenção. Mas, é nesse contexto que é viável destacar a importância da utilização de práticas experimentais sem o uso de laboratórios propriamente ditos e sim passar a realizá-los dentro da sala de aula fazendo o uso de materiais de baixo custo, recicláveis e de fácil acesso, essas práticas na maioria das vezes é significativa e quebra a barreira existente entre o aluno e a dificuldade que o mesmo ver em relação a ciência.