Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A CARACTERIZAÇÃO DA EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO CAMPUS CFP-UFCG DE CAJAZEIRAS-PB

Palavra-chaves: EVASÃO, PESQUISA, DISCENTES Comunicação Oral (CO) Química
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28027
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 151
    "inscrito_id" => 521
    "titulo" => "A CARACTERIZAÇÃO DA EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO CAMPUS CFP-UFCG DE CAJAZEIRAS-PB"
    "resumo" => "A evasão escolar é tema recorrente em todos os níveis de ensino. Especificamente no nível superior podemos observar claramente essa premissa nos cursos das Ciências Exatas. Sendo assim, este trabalho surgiu de um desejo de analisar quais motivos levam a evasão e buscar subsídios para entender os problemas enfrentados pelos alunos no curso de Licenciatura em Química do CFP-UFCG campus de Cajazeiras. Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica, a fim de coletar teorias de autores que estudam o tema, para isso foram consultados, livros e artigos científicos. Logo após preparou-se o questionário o qual foi aplicado a 26 discentes evadidos de maneira a abordar os seguintes fatores: econômicos, sociais e desenvolvimento acadêmico. A pesquisa é considerada de campo que é empregada com o objetivo de conseguir informações e conhecimentos acerca de um problema para o qual se busca uma resposta. Em seguida, verificou-se que os alunos de todos os períodos desde sua implantação em 2011.1, até a última turma que ingressou em 2016.1, foram investigados, sendo que a admissão no curso dar-se-á anualmente. Constatou-se também que a disciplina que os discentes sentiram maior dificuldade foi Cálculo I, pois se obteve uma porcentagem de 69% do universo da pesquisa. A partir dos resultados obtidos é possível concluir que uma alternativa viável para o melhor andamento do curso seria a implantação na grade curricular de uma disciplina de Matemática Básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Química"
    "palavra_chave" => "EVASÃO, PESQUISA, DISCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA6_ID521_07042017092057.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERNILDO RODRIGUES NUNES"
    "autor_nome_curto" => "ROBERNILDO"
    "autor_email" => "robernildorodrigues@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28027
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 151
    "inscrito_id" => 521
    "titulo" => "A CARACTERIZAÇÃO DA EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO CAMPUS CFP-UFCG DE CAJAZEIRAS-PB"
    "resumo" => "A evasão escolar é tema recorrente em todos os níveis de ensino. Especificamente no nível superior podemos observar claramente essa premissa nos cursos das Ciências Exatas. Sendo assim, este trabalho surgiu de um desejo de analisar quais motivos levam a evasão e buscar subsídios para entender os problemas enfrentados pelos alunos no curso de Licenciatura em Química do CFP-UFCG campus de Cajazeiras. Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica, a fim de coletar teorias de autores que estudam o tema, para isso foram consultados, livros e artigos científicos. Logo após preparou-se o questionário o qual foi aplicado a 26 discentes evadidos de maneira a abordar os seguintes fatores: econômicos, sociais e desenvolvimento acadêmico. A pesquisa é considerada de campo que é empregada com o objetivo de conseguir informações e conhecimentos acerca de um problema para o qual se busca uma resposta. Em seguida, verificou-se que os alunos de todos os períodos desde sua implantação em 2011.1, até a última turma que ingressou em 2016.1, foram investigados, sendo que a admissão no curso dar-se-á anualmente. Constatou-se também que a disciplina que os discentes sentiram maior dificuldade foi Cálculo I, pois se obteve uma porcentagem de 69% do universo da pesquisa. A partir dos resultados obtidos é possível concluir que uma alternativa viável para o melhor andamento do curso seria a implantação na grade curricular de uma disciplina de Matemática Básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Química"
    "palavra_chave" => "EVASÃO, PESQUISA, DISCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA6_ID521_07042017092057.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERNILDO RODRIGUES NUNES"
    "autor_nome_curto" => "ROBERNILDO"
    "autor_email" => "robernildorodrigues@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

A evasão escolar é tema recorrente em todos os níveis de ensino. Especificamente no nível superior podemos observar claramente essa premissa nos cursos das Ciências Exatas. Sendo assim, este trabalho surgiu de um desejo de analisar quais motivos levam a evasão e buscar subsídios para entender os problemas enfrentados pelos alunos no curso de Licenciatura em Química do CFP-UFCG campus de Cajazeiras. Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica, a fim de coletar teorias de autores que estudam o tema, para isso foram consultados, livros e artigos científicos. Logo após preparou-se o questionário o qual foi aplicado a 26 discentes evadidos de maneira a abordar os seguintes fatores: econômicos, sociais e desenvolvimento acadêmico. A pesquisa é considerada de campo que é empregada com o objetivo de conseguir informações e conhecimentos acerca de um problema para o qual se busca uma resposta. Em seguida, verificou-se que os alunos de todos os períodos desde sua implantação em 2011.1, até a última turma que ingressou em 2016.1, foram investigados, sendo que a admissão no curso dar-se-á anualmente. Constatou-se também que a disciplina que os discentes sentiram maior dificuldade foi Cálculo I, pois se obteve uma porcentagem de 69% do universo da pesquisa. A partir dos resultados obtidos é possível concluir que uma alternativa viável para o melhor andamento do curso seria a implantação na grade curricular de uma disciplina de Matemática Básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.