INTRODUÇÃO: Uma das diretrizes fundamentais atualmente do Ministério de Saúde (MS) é praticar a gestão pública com sustentação na indução, monitoramento e avaliação de processos e resultados mensuráveis, assegurando acesso e qualidade da atenção em saúde a todos os indivíduos. Nesta razão, vários esforços têm sido propostos na intenção de acertar as estratégias previstas na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) na orientação de reconhecer a qualidade do serviço de atenção básica (AB) apresentado ao Brasil, e entusiasma o aumento do acesso e da qualidade nos mais variados contexto aqui existente (BRASIL, 2012).METODOLOGIA: Trata-se de estudo transversal com dados secundários obtidos da base de dados da avaliação externa do PMAQ-AB no ano de 2012. Para esta pesquisa foi utilizado o instrumento de avaliação externa do Programa Saúde Mais Perto de Você .RESULTADOS E DISCUSSÃO: A respeito da caracterização dos usuários que se submeteram a responder ao questionário da Avaliação Externa, o sexo feminino predominou com 312 (85%), destes apenas 29 (7,8%) hipertensos tinham idade superior há 65 anos e considerados pardos ou mestiços (195-53,1%).
CONCLUSÃO: Observou-se no presente estudo que apesar de serem diagnosticados com hipertensão arterial, muitos usuários não aderem ao tratamento, buscando o atendimento necessário apenas quando a pressão arterial apresenta-se alta, dificultando dessa forma o seu controle.